A EUROACE caracteriza-se por ser uma euro-região com território grande e pouco povoado. A baixa densidade populacional, o seu envelhecimento e ruralidade são as principais características geográficas desta área. O tecido empresarial é composto por pequenas empresas, ligadas a setores de baixo valor agregado, principalmente do sector agro-alimentar e dos serviços de proximidade. A escassa industrialização não se concentra em clusters bem definidos e a atividade industrial é muito descentralizada dos polos de investigação, tecnologia e inovação, os quais estão localizados em núcleos populacionais, cuja especialização económica está mais ligada ao sector de serviços.
O CETEIS visa projetar e pilotar um modelo organizacional e inter-institucional, baseado em cooperação, co-criação entre os membros da comunidade e qualidade.
Existem três áreas de ação neste modelo: espaços, comunidade e serviços. Os parceiros do CETEIS dinamizam espaços físicos nos quais assenta ou se congrega a comunidade de empreendedores e inovadores da Euro-região, para os quais o projeto propõe serviços avançados e especializados que contribuem para uma atividade empreendedora mais inovadora, com maior potencial de crescimento, geradora de emprego de qualidade, mais colaborativa e socialmente responsável.
Resultados atingidos: