Em Portugal, a cadeia de valor do setor espacial apresenta diversas lacunas:
(i) inexistência de integradores de sistemas ao nível dos lançadores e dos satélites;
(ii) expressão incipiente de fabricantes de sensores (payloads) e de fabricantes de plataformas de satélite (satellite bus);
(iii) expressão incipiente de operadores, que apenas se alterou recentemente com a criação do primeiro e único operador Português de satélites – GEOSAT – atualmente o único operador da península ibérica no segmento de Observação da Terra e um dos poucos a nível Mundial com capacidade sub-métrica.
NEWSPACE, irá impor uma transformação estrutural no perfil de especialização da economia portuguesa, em particular do setor Espacial Português, por via da criação de novos produtos e serviços inovadores, de maior complexidade tecnológica e de maior valor acrescentado, focados no mercado internacional, com importantes efeitos de spillover para o resto da economia.
O objetivo do projeto será aumentar o potencial produtivo do país. Neste âmbito a atividade espacial garante um investimento direto em empregos altamente qualificados, com consequente melhoria da educação profissional e superior e o reforço da relação direta entre a ciência e todos os setores produtivos, uma vez que tem aplicações na indústria, nos serviços e na agricultura. Este projeto posiciona o país na cadeia de valor completa de um futuro setor estratégico – o setor espacial –, não só para Portugal, mas também de reconhecido interesse para a Europa, atento o elevado valor de resultados e âmbito de aplicação, multi-setorial e transregional.