A inovação tem a ver com incerteza. Especialmente na saúde, a incerteza origina-se de problemas complexos com múltiplas camadas interdependentes e causalidades difíceis de distinguir. A pandemia COVID-19 é um bom exemplo disso. As organizações de saúde precisam de impulsionar a inovação a partir da procura e da cocriação, uma habilidade que ainda não chegou à maioria das organizações. As inovações emergentes de saúde digital exigem uma abordagem diferente para uma implementação bem-sucedida, exigindo uma base de educação comum para equipas multidisciplinares.
iRaise Training Programme for Executives & Professionals facilitou a adopção da inovação pelos sistemas de saúde, aumentando as competências e o know-how dos profissionais das organizações de saúde.
O programa iRAISE concentrou-se nas habilidades relacionadas com a inovação e conscientização do sistema de saúde, mas também forneceu insights sobre alfabetização digital e de dados, habilidades interprofissionais e multidisciplinares e pensamento crítico.
Os participantes forão inscritos em equipas multidisciplinares, incentivados a compartilhar os seus conhecimentos, experiências, ameaças e oportunidades.
O programa ofereceu ferramentas, para avaliar o problema e as necessidades, para analisar se será necessário melhorar a definição de requisitos, podendo levar à adoção de uma solução inovadora. A implementação de soluções tecnológicas inovadoras e adaptadas à organização, requerem uma análise prévia sobre o impacto e o valor que podem agregar ao sistema. O processo de tomada de decisão baseado em evidências, foi uma fase fundamental na identificação das etapas a serem alcançadas, no momento em que uma organização de saúde procura atender às necessidades não alcançadas.