A orientação profissional para adultos (upskill e reskill) permanece limitada, fragmentada e pouco adaptada às necessidades reais de trabalhadores, empregadores e conselheiros de carreira. Esta lacuna é particularmente evidente no setor downstream de utilização de dados de Observação da Terra (EO), composto maioritariamente por PMEs que enfrentam rápidas mudanças tecnológicas e exigem atualização contínua de competências.
Continua a faltar um modelo eficaz que una empresas, academia, autoridades públicas e a sociedade civil para co‑criar soluções de orientação profissional alinhadas com a evolução do mercado.
O ROOT pretende criar ambientes de experimentação real (Living Labs) que tornam a orientação de carreira mais acessível, relevante e eficaz para adultos em todos os níveis de qualificação, facilitando decisões para oportunidadedes de reskill e upskill. Os living labs irão centrar‑se no setor da Observação da Terra (EO), um domínio em rápido crescimento, com elevado potencial para empregos verdes e digitais, mas frequentemente negligenciado nos sistemas tradicionais de orientação profissional.
1. Desenvolver uma metodologia para identificar, de forma eficiente e escalável, as necessidades de orientação profissional do grupo‑alvo do projeto.
2. Melhorar o acesso à orientação e aconselhamento profissionais através da implementação dos Living Labs do projeto.
3: Reforçar as competências de gestão de carreira, criando um conjunto de ferramentas e mecanismos de formação que promovam a autonomia nas escolhas profissionais e a adaptação às flutuações do mercado de trabalho.
4: Apoiar os empregadores na identificação e desenvolvimento das competências necessárias para enfrentar a tripla transição.
5: Reforçar a formação dos orientadores de carreira, de modo a melhorar a sua capacidade de apoiar indivíduos no desbloqueio do seu pleno potencial.
