Criar uma solução para captação e recuperação de óleos contaminantes em meios aquosos, através do desenvolvimento de uma tecnologia absorvente avançada, baseada num eco-aerogel de argila. A nova solução deverá cumprir reutilizações sucessivas e possibilitar a recuperação dos óleos para valorização, permitindo desta forma converter um resíduo que representa um passivo ambiental, num ativo com potencial económico.
O projeto ECOSORV visa o desenvolvimento de um eco-aerogel de argila funcionalizado capaz de absorver seletivamente e recuperar resíduos de gorduras, em especial óleos alimentares usados, presentes em meio aquoso. Além de fazer uso das propriedades singulares dos aerogéis, as quais potenciam níveis de absorção excecionais, a nova solução apresentará ainda propriedades que garantem robustez mecânica para compressão e extração das gorduras captadas e assim capacitar reutilizações sucessivas, o que reforça o seu carácter ambiental e economicamente sustentável.
Promover uma maior produtividade dos materiais e minimização dos fluxos de resíduos enviados para destino final (aterro), possibilitando a regeneração de recursos e dos sistemas naturais associados e contribuindo para a transformação, modernização e transição para uma economia circular de um setor industrial e importante na Região Centro. Os resultados serão os protocolos de desenvolvimento dos materiais e tecnologias de produção ECOSORV bem como pequenas séries protótipo de diferentes formas do produto ECOSORV em escala pré-industrial.