Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

AQUAMUNDAM
AquaMundam: Soluções para a gestão sustentável e integrada da água no espaço POCTEP

Desafio

As mudanças sociais e ambientais ocorridas nas últimas décadas, colocam uma forte pressão sobre os recursos naturais, designadamente sobre os recursos hídricos.
Uma vez que as problemáticas ambientais ultrapassam fronteiras, pelo que devem ser abordadas numa ótica alargada, especialmente no que se refere à gestão do ciclo integral da água. É sobre a necessidade de aumentar os níveis de eficiência e eficácia da gestão da água que se foca o projeto AquaMundam.
Quer do lado da fronteira portuguesa quer espanhola, é evidente a necessidade de estreitar vínculos e reforçar a cooperação orientada para a realização de uma gestão sustentável da água, um recurso natural, escasso e indispensável para a realização da maioria das atividades económicas.

Solução

O projeto ‘AquaMundam - Soluções para a gestão sustentável e integrada da água no espaço POCTEP’ tem como objetivo fundamental a proteção do meio ambiente através da melhoria da gestão do ciclo integral da água em espaços transfronteiriços. Pretende-se fomentar o uso racional da água, através do desenvolvimento de metodologias e ferramentas e através da valorização de soluções e técnicas existentes.

Referência do projecto

0123_IOTEC_3_E

Financiamento

Interreg POCTEP
Interreg POCTEP

Custo total

1.312.779,01

Custo IPN

100.000,00

Apoio financeiro da UE

75.000,00

Duração

3 anos

Consórcio

FUNDACIÓN INSTITUTO TECNOLÓGICO DE GALICIA
ENTIDAD PÚBLICA EMPRESARIAL AUGAS DE GALICIA – CONSELLERÍA DE MEDIO AMBIENTE
E ORDENACIÓN DO TERRITORIO (XUNTA DE GALICIA) / DIRECCIÓN
FUNDACIÓN CARTIF
CONFEDERACIÓN HIDROGRÁFICA DEL DUERO
COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO ALTO MINHO
INSTITUTO PEDRO NUNES

Parceiros

 

Palavras-chave

Gestão da água; Ciclo da água; Tecnologia