Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

IOTEC
Desenvolvimento de capacidades tecnológicas em torno da aplicação industrial da Internet das Coisas (IoT)

Desafio

As regiões do espaço POCTEP são constituídas por áreas eminentemente rurais, níveis elevados de envelhecimento populacional e um desenvolvimento económico abaixo da média comunitária, com especial incidência no lado português da fronteira.
O aumento da competitividade das PMEs estas regiões é a única alternativa para o necessário aumento da sua produtividade, aumento do estabelecimento de população na região e intercâmbio transfronteiriço de jovens especializados. Os membros do projeto IOTEC consideram que o elemento catalisador para o aumento de competitividade podem ser as tecnologias IoT, quer pela especialização de PMEs TIC que lhes permita comercializar novos produtos e serviços, dentro e fora da região, quer através da melhoria dos processos produtivos de PMEs industriais que lhes permitam ser mais competitivos nos mercados locais, nacionais e internacionais.

Solução

O objetivo geral do projeto IOTEC é gerar uma rede de atores científicos e tecnológicos no campo da Internet das coisas (IoT) entre as regiões de Castilla y Leon e a Região Centro de Portugal, que permita:
O1: Gerar conhecimento e pessoal especializado em I&D+I em tecnologias IoT e incentivar processos transferência de tecnologia.
O2: Promover processos de I&D+I em tecnologias IoT no tecido empresarial/indústria regional, com foco em dois segmentos: PME ativas no domínio das TIC; e as PME industriais inovadoras.
O3: Criar um plano inter-regional de ação em I&D+I para gerar um ecossistema que dedicado a projetos futuros que incorporem tecnologia IoT, que crie valor acrescentado e mantenha atividades de promoção e difusão de tecnologias da Internet das coisas.

Referência do projecto

0123_IOTEC_3_E

Financiamento

Interreg POCTEP
Interreg POCTEP

Custo total

1.544.817,59

Custo IPN

128.608,43

Apoio financeiro da UE

96.456,32

Duração

3 anos

Consórcio

Universidade de Salamanca
Fundação CARTIF
Federación de Asociaciones de Empresas de Tecnologías de la Información,
Comunicaciones y Electrónica de Castilla y León (AETICAL)
Agencia de Innovación, Financiación e Internacionalización de Castilla y León (ADE)
Associação para o Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e
Electrónica TICE.PT
Instituto Pedro Nunes
InovCluster- Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro

Parceiros

 

Palavras-chave

Internet das coisas; Tecnologia; Inovação; Redes I&D+I