IPN - Instituto Pedro Nunes - Procuram talentos para ingressar a vossa equipa? O Summer@IPN tem os melhores estágios de verão!

Formação

Para promover a relação com o ecossistema de inovação e as empresas ligadas ao Instituto Pedro Nunes (IPN), são anualmente organizados estágios de verão, não curriculares, envolvendo estudantes de Universidades e de Institutos Politécnicos e as empresas e unidades do nosso ecossistema, o Summer@IPN.

É elegível qualquer empresa do ecossistema IPN, instalada na Incubadora, Aceleradora, no HIESE, INOPOL, ou incubada virtualmente. São igualmente elegíveis como entidades de acolhimento as unidades e Laboratórios de I&D do IPN.

Qual a duração do estágio?
O estágio pode ser realizado até um período máximo de 3 meses, entre o dia 1 de julho e 30 de setembro de 2024. A data exata de início e fim do estágio será acordada entre a entidade de acolhimento e o estagiário.

Estagiários/as
Serão elegíveis estudantes matriculados no ensino superior universitário ou politécnico, com idade igual ou superior a 18 anos.

Candidaturas e processo de seleção
As entidades de acolhimento apresentam a sua proposta de estágio entre 1 de março e 30 de abril através do Formulário de Inscrição. O período de candidaturas dos jovens universitários terá lugar entre 1 e 31 de maio.

Open Day Summer@IPN
O Open Day consiste num dia aberto para as empresas destinado a informar sobre a dinâmica do programa de estágios. Este evento acontecerá no dia 12 de março, pelas 10h, no IPN e requer inscrição através do Formulário.

Processo de seleção
O processo de seleção será gerido pelo Departamento de Formação do IPN e decorrerá nas seguintes fases:
  1. Receção das ofertas de estágio/vagas disponíveis por parte das entidades de acolhimento;
  2. Receção das candidaturas dos jovens universitários;
  3. Pré-selecão dos perfis que se enquadram melhor em cada vaga disponibilizada, com a eventual colaboração das entidades de acolhimento;
  4. Organização do evento de Matchmaking.
  5. Decisão das entidades de acolhimento quanto aos candidatos selecionados.
Evento de Matchmaking
O IPN irá promover um evento presencial a decorrer no dia 11 de junho de 2024, durante o qual as entidades de acolhimento realizarão as entrevistas dos pré-selecionados pela equipa do IPN. Vale a pena notar que, para além dos perfis pré-selecionados e partilhados com as potenciais entidades de acolhimento, outros perfis poderão ser selecionados no local para entrevista, consoante os candidatos presentes e a abertura das entidades para perfis diferenciados face à oferta de estágio inicial.

Cabe à entidade de acolhimento
Conforme o Regulamento disponibilizado no site, cabe à empresa:
  • Acolher o/a(s) estagiário/a(s) por um prazo de 1 a 3 meses, entre 1 de julho e 30 de setembro do ano em curso;
  • Colaborar na seleção das candidaturas a estágio, aceitando ou recusando as propostas de estagiários/as que lhe sejam apresentadas;
  • Nomear um/a orientador/a para o estágio e definir um Plano Individual de Estágio;
  • Celebrar um contrato de estágio com o/a estagiário/a escolhido/a;
  • Contratar, em benefício do/a estagiário/a, um seguro de acidentes pessoais que cubra os riscos de eventualidades que possam ocorrer, conforme descrito no Regulamento;
  • Não discriminar os/as candidatos/as por qualquer natureza, designadamente questões de proveniência, nacionalidade, religião, género ou qualquer outra;
  • Atuar eticamente na condução das relações humanas e institucionais;
  • Proceder ao pagamento do valor equivalente ao subsídio de refeição em prática na empresa, por cada dia completo de estágio;
  • Proceder ao pagamento ao IPN de um valor fixo por estagiário/a efetivamente integrado/a, em montante fixado pela Direção do IPN, destinado a cobrir as despesas administrativas e de seleção que, em 2024, é de 40€, acrescidos de IVA à taxa legal aplicável;
  • Cumprir a legislação aplicável, designadamente no que respeita a obrigações perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social, nos termos dos respetivos normativos;
  • Disponibilizar a cada estagiário/a as condições físicas e equipamentos adequados e necessários ao cumprimento do plano de estágio;
  • Emitir um certificado de estágio aos/às estagiários/as que completem a sua participação no programa de estágios Summer@IPN, em modelo a fornecer pelo IPN;
  • Participar nos eventos associados ao programa;
  • Cumprir com o regulamento disponibilizado e o espírito do programa.
Para mais informações contacte-nos através do email summer@ipn.pt ou ligue 239 700 991 ou 239 700 904.

29 de Fevereiro de 2024