IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN dinamizou evento sobre as suas valências em Polímeros

IPN dinamizou evento sobre as suas valências em Polímeros

O Instituto Pedro Nunes (IPN) dinamizou, no dia 19 de fevereiro, o "Seminário: Polímeros, uma valência no ecossistema IPN", uma iniciativa que visou dar a conhecer o papel crucial dos polímeros na sociedade contemporânea. O evento teve como objetivo apresentar a unidade de polímeros do instituto, realçando o potencial desses materiais na vida moderna.

Jorge Coelho, vice-presidente da Direção do IPN e investigador da Universidade de Coimbra (UC) na área dos polímeros, iniciou o seminário com uma breve contextualização ao tema: o que são, como se obtêm, tipos de polímeros, proporcionando uma visão abrangente sobre o papel crucial destes materiais na sociedade­. Foi ainda destacada a sinergia e complementaridade existente entre a investigação mais fundamental que o investigador desenvolve na Universidade de Coimbra, e a que é desenvolvida no IPN em TRLs mais elevados com vista à valorização económica do conhecimento.

Foi descrita a capacidade tecnológica do grupo de investigação em desenvolver polímeros com propriedades ajustadas a diversas aplicações. No final foram abordadas atividades de I&DT, casos de criação de valor desenvolvidos pelos investigadores que deram origem a produtos/soluções industriais ou tecnologias patenteadas no setor automóvel, agrícola, construção e farmacêutico.

Além disso, são de destacar as apresentações de investigadores do IPN/UC Patrícia Pereira e Carlos Paula. Patrícia apresentou a unidade de biologia celular responsável pela caracterização biológica dos polímeros desenvolvidos para aplicações biomédicas. Enquanto, Carlos apresentou a nova área em desenvolvimento, bioimpressão, que tem como objetivo desenvolver biotintas poliméricas para impressão 3D e preparação de dispositivos médicos tendo por base esta tecnologia.

O seminário ofereceu uma plataforma para a partilha de conhecimentos. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o potencial tecnológico da unidade para desenvolver biopolímeros sob-medida, o potencial biomédico de alguns polímeros desenvolvidos, bem como as diversas aplicações no âmbito da impressão 3D.

Este seminário, organizado pelo IPN, insere-se nas atividades do projeto de financiamento base do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) Instituto Pedro Nunes (IPN), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso (AAC) nº 03/C05-i02 /2022, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência Português (PRR).

23 de Fevereiro de 2024