IPN - Instituto Pedro Nunes - Vales para as PMES: IPN acreditado para prestar apoio até 20.000 euros em I&D, Empreendedorismo, Internacionalização e Inovação

IPN     IPN Incubadora
Vales para as PMES: IPN acreditado para prestar apoio até 20.000 euros em I&D, Empreendedorismo, Internacionalização e Inovação
Aceleradora
Formação
Geral
Incentivos
Incubadora
Transf. Tecnologia e PI
 


No âmbito do regime de apoio simplificado do quadro de financiamento Portugal 2020, são já conhecidas as várias fases dos concursos no âmbito dos Vales I&D, Vale Empreendedorismo, Vale Internacionalização das PME e Vale Inovação, iniciados a 15 de maio e que vão decorrer em contínuo até 31 de março de 2016. Os avisos publicados abrangem todas as regiões do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e têm como destinatários pequenas e médias empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram os critérios de elegibilidade específicos para cada concurso.
Estes serviços devem ser prestados por entidades acreditadas para o efeito, sendo o Instituto Pedro Nunes entidade acreditada para os 4 tipos de vales:

Vale I&D: financia projetos individuais de PME que envolvam a aquisição de serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como na transferência de tecnologia. O IPN pode colaborar em atividades de I&DT com PMES nas seguintes áreas:
- Automação: controlo; automação; robótica; eletrónica; instrumentação; sistemas embebidos; visão.
- Materiais: simulação; medição e caracterização dos processos de desgaste; materiais, particularmente no estudo de propriedades tribológicas.
- Química: eletroanálise para determinações quantitativas de espécies tóxicas; corrosão eletroquímica de materiais metálicos em ambientes salinos; estudo do comportamento redox de antioxidantes.
- Fitossanidade: pragas e doenças de espécies hortícolas, frutícolas e florestais e outras áreas da fitossanidade.
- Geotecnia: solos, rochas e agregados; instrumentação geotécnica; estudos geológicos, geotécnicos e em taludes naturais e artificiais; construção de aterros.
- TIC: computação móvel e ubíqua; sistemas de informação (SI); tecnologias da Internet e economia digital; sistemas e redes; sistemas inteligentes.
Além disso, tem também experiência no apoio a processos de transferência de tecnologia nas diversas vertentes: proteção da PI, licenciamento e comercialização de tecnologia.

Vale Inovação: visam a aquisição de serviços de consultoria de inovação, em domínios relacionados com a transferência de conhecimento, inovação organizacional e de gestão, economia digital e TIC, criação de marcas e design, proteção de propriedade industrial e intelectual, serviços de ensaios e certificação para a qualidade e eco-inovação.
Neste contexto, o IPN apoia empresas, empreendedores ou investigadores nas áreas de gestão do seu negócio ou na assistência tecnológica, desde a investigação, ensaios laboratoriais até questões como design de produto, layout de infraestruturas industriais, webdesign ou prototipagem. O IPN dispõe de especialistas em Propriedade Intelectual que poderão dar todo o apoio necessário em patentes, marcas, design ou em processos de licenciamento, comercialização e transferência de tecnologia. Por fim, de referir que o IPN tem apoiado empresas na implementação de referenciais normativos como a NP 4457:2007, a NP EN ISO 9001:2008, estando o próprio IPN em processo de acreditação pela ISO/IEC 17025:2005.

Vale Internacionalização: está direcionado para projetos de que visem o conhecimento e a prospeção dos mercados internacionais de PME que não tenham iniciado o seu processo de internacionalização ou, tendo já iniciado, não registam atividade exportadora nos últimos 12 meses em relação à data da candidatura, através da aquisição de serviços de consultoria na área de prospeção de mercado.
O IPN-Aceleradora oferece um conjunto de serviços focados na internacionalização das empresas às 18 empresas de base tecnológica e inovadoras de elevado potencial de crescimento aí instaladas, bem como a demais clientes. Estas empresas têm vindo a ser apoiadas ao nível da identificação de mercados, elaboração de estudos de mercado, planos de marketing internacional ou no acesso a contactos nos países de destino. O IPN evidencia assim experiência no apoio a empresas nestas áreas que pode ser capitalizada para outros clientes.

Vale Empreendedorismo: dirigido a projetos de empresas com menos de dois anos, através do apoio à aquisição de serviços de consultoria na área do empreendedorismo que se considerem imprescindíveis na fase de arranque das empresas, nomeadamente na elaboração de planos de negócios, bem como serviços de consultoria na área da economia digital. São valorizados projetos em setores de alta e média-alta tecnologia e em bens e serviços intensivos em conhecimento. O IPN através do VCI e da IPN-Incubadora tem como missão apoiar a criação de startups e spin-offs, apoiando-as desde a fase de ideação em atividades como a definição do modelo de negócio, validação de mercado, elaboração do plano de negócio, primeiros contactos com o mercado, estratégia de marketing ou angariação de investimento. Às competências de negócio descritas anteriormente, o IPN alia as competências na área das TIC em tecnologias da Internet e sistemas de informação que podem auxiliar empresas na definição e implementação de uma forte presença digital.

Tipologia de incentivos: Os apoios neste regime simplificado assumem a forma de incentivo não reembolsável, tendo por base a aplicação de uma taxa de 75% sobre as despesas consideradas elegíveis. No caso dos Vales Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo, o limite máximo de despesa elegível assume o valor de 20 mil euros. No Vale I&D, o valor máximo de incentivo por projeto é de 15 mil euros, sendo o limite mínimo de despesa elegível de 5 mil euros.

Calendário dos concursos:
FASE 1: Prazo de candidaturas: de 15-05-2015 a 15-06-2015 (19h00)
FASE 2: Prazo de candidaturas: de 15-06-2015 a 31-08-2015 (19h00)
FASE 3: Prazo de candidaturas: de 31-08-2015 a 31-10-2015 (19h00)
FASE 4: Prazo de candidaturas: de 31-10-2015 a 31-12-2015 (19h00)

Acha que esta oportunidade é útil para a sua empresa? Então estamos ao vosso dispor para trabalhar em conjunto. Para o efeito, pode falar com Carlos Cerqueira para o 239 700 300 ou para o e-mail vci@ipn.pt .

Mais informação sobre estes programas pode ser acedida no site do Compete2020.




Data

25 de Maio de 2015

Partilhar