Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

RYME+
Rede transnacional de apoio à internacionalização de PME: Ferramentas inovadoras de matching e mentoring

Desafio

A estrutura produtiva do Sudoeste Europeu (SUDOE) é caracterizada por Pequenas e Médias Empresas (PME) que, devido à fragilidade dos seus recursos financeiros, limitada capacidade de acesso a financiamento e à falta de conhecimentos sobre as especificidades dos mercados externos, enfrentam o desafio de competir ao nível internacional com empresas concorrentes de maior dimensão.

O projeto RYME+ incide sobre esta problemática, tendo como principal objetivo apoiar o desenvolvimento internacional de PME inovadoras e contribuir para o aumento da competitividade do território SUDOE (Espanha, França e Portugal).

Solução

O projeto RYME+ surge de forma a capitalizar os resultados do projeto predecessor RYME que decorreu entre 2012 e 2014. RYME (Reativação das PME: Inovação e Internacional) foi um projeto europeu cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg IV-B Sudoeste Europeu 2007-2013 (SUDOE), que desenvolveu e testou uma metodologia de internacionalização de empresas do território SUDOE.

Mediante adaptação da metodologia de internacionalização já desenvolvida e da sua implementação na plataforma web RYME+ (www.ryme-international.com), o projeto tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de, pelo menos, 100 empresas do território SUDOE dos seguintes sectores de atividade: Saúde&Bem-estar; Energia, materiais e sustentabilidade industrial; Cidades Inteligentes; TIC e Indústrias criativas.

Com o projeto RYME+, as empresas selecionadas para participar no projeto terão acesso aos seguintes benefícios: networking internacional, mentoring, preparação
comercial, formação em mercados externos, interação com outras empresas inovadoras através da organização de speed meetings e a ainda a oportunidade de
participar em missões comerciais ao Brasil, EUA e Uruguai ou de ir numa missão de benchmarking a Israel, com o objetivo de partilhar boas práticas de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

Referência do projecto

SOE1/P2/P0386

Financiamento

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe).
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe).

Custo total

1.363.268,37

Custo IPN

258.146,74

Apoio financeiro da UE

FEDER - 193.610,06

Duração

3 anos

Consórcio

Instituto Pedro Nunes (PT); CEEIM - Centro Europeo de Empresas e
Innovación de Murcia (ES); CCI Nouvelle – Aquitaine - Chambre de
Commerce et d'Industrie Nouvelle – Aquitaine (FR); NET – Novas
Empresas e Tecnologias, S.A. (PT); CEEI Asturias - Centro Europeo
de Empresas e Innovación del Principado de Asturias (ES); CCI La
Rochelle - Chambre de Commerce et d'Industrie de la Rochelle (FR);
PROASISTECH - Proyectos y Soluciones Tecnológicas Avanzadas SLP
(ES) e B Cell Design (FR).

Parceiros

Associados
Illinois Institute of Technology – University Technology Park (USA);
Instituto de Fomento de La Regíon de Múrcia (ES); Openlimits –
Business Solutions, LDA (PT); McCombs School of Business, The
University of Texas at Austin (USA); AVRUL – Agence pour la
Valorisation de la Recherche Universitaire du Limousin (FR); CIETEC
– Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (BR); AICEP –
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E.
(PT); ANII – Agência Nacional de Investigacíon e Innovacíon (UY);
Sociedad de Promocíon Exterior Principado de Asturias, S.A. (ES) e
EMGI Israel, Next Generation Entrepreneurship, (IL).

Website

http://www.ryme-international.com

Palavras-chave

Internacionalização; Competitividade; PME; SUDOE; Portugal; Espanha; França; Brasil, Estados Unidos da América; Uruguai; Israel; Saúde&Bem-estar; Energia, materiais e sustentabilidade industrial; Cidades Inteligentes; TIC e Indústrias criativas