Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

CETEIS
Centros Transfronteiriços de Apoio ao Empreendedorismo Inovador

Desafio

A EUROACE caracteriza-se por ser uma euro-região com território grande e pouco povoado. A baixa densidade populacional, o seu envelhecimento e ruralidade são as principais características geográficas desta área. O tecido empresarial é composto por pequenas empresas, ligadas a setores de baixo valor agregado, principalmente do sector agro-alimentar e dos serviços de proximidade. A escassa industrialização não se concentra em clusters bem definidos e a actividade industrial é muito descentralizada dos polos de investigação, tecnologia e inovação, os quais estão localizados em núcleos populacionais, cuja especialização económica está mais ligada ao sector de serviços.

Solução

O CETEIS visa projectar e pilotar um modelo organizacional e inter-institucional, baseado em cooperação, co-criação entre os membros da comunidade e qualidade.
Existem três áreas de acção neste modelo: espaços, comunidade e serviços. Os parceiros do CETEIS dinamizam espaços físicos nos quais assenta ou se congrega a comunidade de empreendedores e inovadores da Euro-região, para os quais o projecto propõe serviços avançados e especializados que contribuem para uma actividade empreendedora mais inovadora, com maior potencial de crescimento, geradora de emprego de qualidade, mais colaborativa e socialmente responsável.

Referência do projecto

0004_CETEIS_4_E

Financiamento

Localização

Portugal e Espanha

Custo total

3.624.578,55

Custo IPN

135.244,50

Apoio financeiro da UE

2.718.433,91

Duração

2 anos

Consórcio

FUNDECYT-PCTEx (Leader) (ES), Diputación de Badajoz (ES), Diputación de Cáceres (ES), CEC/CCIC (PT), Parkurbis (PT), PCTA (PT), Cámara Badajoz (ES), Cámara de Cáceres (ES), ADRACES (PT), ADRAL (PT), IPN Incubadora (PT), Ayuntamento de Cáceres (ES), CATAA (PT), Junta de Extremadura (ES).

Parceiros

 

Palavras-chave

inovação, empreendedorismo, trans-fronteiriço, cooperação interreg, poctep, euroace