Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu, no dia 21 de novembro de 2025, a sessão de apresentação da 3.ª edição do Pacto para a Economia Circular do Centro, uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC, I.P.).
O Pacto para a Economia Circular do Centro tem como objetivo mobilizar entidades da Região Centro para a implementação de ações que reforcem a transição para uma economia mais circular, eficiente e sustentável.
A sessão reuniu diversas entidades e profissionais das áreas da inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional. A iniciativa contou ainda com a presença de duas startups do ecossistema do IPN, a Fibersight, representada pelo CEO Tiago Neves, e a OWLplaces, representada pelo cofundador Pedro Resende, que apresentaram as suas empresas e participaram numa conversa com Carla Duarte, gestora de Inovação do IPN, que explicou o trabalho desenvolvido pelo Instituto no apoio à inovação e às empresas, enquadrando as iniciativas apresentadas no contexto da economia circular.
Durante a tarde, o programa integrou também uma visita durante a qual os participantes puderam conhecer projetos e atividades que contribuem também para a economia circular.
A visita foi conduzida pelo investigador Jorge Corker, e por João Paulo Dias, responsável do LED&MAT, que apresentaram iniciativas, projetos e linhas de trabalho, evidenciando o papel do IPN no apoio tecnológico e na transferência de conhecimento para o tecido empresarial.
Para mais informações sobre a 3.ª edição do Pacto para a Economia Circular do Centro, consulte:
http://pactoec.ccdrc.pt/