IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes destaca inovação e participação no setor espacial na Web Summit 2025

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes destaca inovação e participação no setor espacial na Web Summit 2025
Geral
 
Click here for the English version.


O Instituto Pedro Nunes (IPN) marcou presença na Web Summit 2025, o maior evento mundial dedicado à tecnologia e inovação, que decorreu em Lisboa de 10 a 13 de novembro. Com uma participação ativa e uma agenda estratégica ao longo dos três dias, o IPN reforçou o posicionamento de Coimbra e da região Centro como polos de excelência em ciência, tecnologia e empreendedorismo.

Em parceria com a New Space Portugal, o IPN apresentou o talento, o conhecimento científico e a capacidade empreendedora que caracterizam o seu ecossistema. O Espaço serviu de ponto de encontro para startups, investigadores, parceiros institucionais e visitantes internacionais interessados nas competências tecnológicas desenvolvidas no instituto.

A participação foi também marcada pela apresentação oficial do booklet “New Space Portugal”, realizada no stand da Startup Portugal. A sessão atraiu dezenas de participantes e sublinhou o papel central do IPN na dinamização da economia espacial nacional — uma área em rápido crescimento, impulsionada pela ligação do instituto ao ESA Space Solutions e por uma rede nacional que se afirma cada vez mais no cenário internacional.


Ao longo do evento, o IPN apoiou e promoveu mais de vinte startups da sua comunidade que apresentaram soluções em áreas como inteligência artificial, sustentabilidade, tecnologias de saúde e transformação digital.

Entre estas, destacou-se a Granter.ai, uma incubada no IPN, que conquistou o prémio de Melhor Pitch da Web Summit 2025, sobressaindo entre centenas de concorrentes internacionais. A startup desenvolve uma plataforma que identifica oportunidades de financiamento e ajuda empresas a preparar candidaturas de forma mais eficiente. Uma solução inovadora que está a revolucionar o processo de acesso a fundos, facilitando a obtenção de apoios essenciais para o crescimento empresarial.


O IPN acompanhou ainda os pitchs de várias startups, em diferentes espaços do evento, incluindo FiberSight e Spotlite, no stand do Banco de Fomento Português, e Ethiack, no stand da Startup Portugal, reforçando o seu papel no desenvolvimento de empreendedorismo tecnológico de elevado impacto.  

Data

24 de Novembro de 2025

Partilhar