IPN - Instituto Pedro Nunes - Blockchain e Smart Contracts: Aspetos jurídicos e conexões com a Propriedade Intelectual

Notas de Imprensa

IP WORKSHOP

Instituto Pedro Nunes, Auditório do edifício A, Coimbra, 6 de Setembro de 2019

No âmbito das atividades do Projeto Europeu H2020 VIP4SME, o Instituto Pedro Nunes vai realizar no próximo dia 6 de setembro de 2019 um Workshop subordinado ao tema “Blockchain e Smart Contracts: Aspetos jurídicos e conexões com a Propriedade Intelectual”.

O Programa do Workshop (que decorrerá no Auditório do edifício A do IPN) é o seguinte:

14.00-14.15: Abertura; o Projeto VIP4SME, nota introdutória (José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

14.15-15.00: O Blockchain e os Smart Contracts: uma perspectiva jurídica (Matilde Lavouras, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

15.00-15.15: Q&A (Moderação: José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

15.15-15.45: Os Smart Contracts “em ação” e o emprego da tecnologia Blockchain na proteção de ativos intelectuais (Sofia Barata, Departamento de Engenharia Informática, FCTUC, Universidade de Coimbra)

15.45-16.00: Coffee-Break

16.00-16.45: Desenvolvimentos relativos à proteção de invenções por direito de patente no domínio do Blockchain (Luís Ferreira, Patentree)

16.45-17.00: Q&A (Moderação: José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

17.00-17.15: Conclusões e encerramento

Os trabalhos decorrerão em português.

A participação é gratuita, mas sujeita a registo prévio e obrigatório até ao dia 5 de Setembro aqui

O Projeto VIP4SME é financiado pelo Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020 para a investigação e inovação, através do contrato de concessão de incentivos nº 641012.
As opiniões expressas no presente evento são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores, não refletindo necessariamente as posições oficiais da Comissão Europeia.

The VIP4SME project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement N° 641012.
The positions expressed are those of the authors and do not necessarily reflect the views of the European Commission.

6 de Setembro de 2019

Auditório, Edifício A, Coimbra