IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

HAA Bootcamp
Healthy and Active Ageing Bootcamp

Desafio

Healthy and Active Ageing Bootcamp (HAA) promove a criação e validação de novos serviços, produtos na área da longevidade e do envelhecimento activo.

O envelhecimento da população na Europa oferece novos desafios ao desenvolvimento de produtos. Estes desafios não estão a ser totalmente enfrentados por startups, uma vez que não conseguem captar as necessidades não satisfeitas, ou abordá-las com um preconceito em relação aos grupos-alvo (séniores/ idosos).

Solução / Objetivo Principal

O objectivo principal será apoiar a transformação do conhecimento científico em serviços e produtos que criem valor para a sociedade: reduzindo as barreiras existentes e facilitando o acesso a mercados e conhecimentos chave.

O HAA Bootcamp oferecerá apoio dedicado e prático a 10 equipas seleccionadas, impulsionando o seu potencial de inovação através de ferramentas práticas na validação de produtos. As actividades são concebidas para apoiar tanto a validação técnica como empresarial, oferecendo ao mesmo tempo acesso a formação, validação por utilizadores finais, tutoria por especialistas da área, e contacto com empresas e investidores por forma a gerar oportunidades de negócio.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

HAA ofereceu uma jornada de 4 meses dividida em 4 etapas principais:
1. Etapa de selecção: um controlo cuidadoso que inclui as partes interessadas/peritos do Conselho Consultivo (BoA), para assegurar a selecção de um grupo equilibrado de até 10 equipas com soluções específicas e o esforço de escalonamento;

2. Fase de preparação: Mentoria online e material de preparação para assegurar que cada participante está "actualizado" e compreende a linha temporal, os objectivos e a carga de trabalho;

3. Duas semanas de formação intensiva e validação:
Módulo de Formação 1: Módulo de Formação Empresarial - Dublin
Oferece formação empresarial personalizada às empresas seleccionadas, lidando com questões específicas e exemplos do mercado da longevidade;

Módulo de Formação 2: Módulo de Validação - Lodz
A MUL irá concentrar-se na validação com grupos-alvo de utilizadores que lidam com as necessidades dos utilizadores, interacções e o desafio adicional da linguagem polaca.

4. Formação, envolvimento dos interessados em Portugal + EIT Health Roadshow:
Módulo de Formação 3: Módulo de Comercialização - Madrid/Coimbra
A última fase centra-se na certificação, no processo de comercialização e no contacto com as partes interessadas para estabelecer parcerias e ligações comerciais. O evento final permitirá às equipas mostrar a sua solução a potenciais compradores, investidores e parceiros.
Após o programa, as equipas estavam preparadas para o EIT Health Roadshow comum.

O programa foi concebido com 6 WP's, a fim de maximizar o resultado dos 3 módulos de formação, que são centrais, mas são precedidos por um mentor dedicado.

Atingido assim os seguintes resultados:
10 Start-ups apoiadas durante o Bootcamp;
10 soluções validadas por end-users durante o Bootcamp.

Referência do projeto

220451

Financiamento


Região de Intervenção

Europa

Investimento Total

135.000,00

Investimento do IPN

65.000,00

Elegível Total

135.000,00

Elegível do IPN

65.000,00

Apoio Financeiro da UE - Total

100.000,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

40.000,00

Duração

12 Meses

Data de Início

1 de Janeiro de 2022

Data de Fim

31 de Dezembro de 2022

Data de Aprovação

21 de Julho de 2021

Consórcio

Instituto Pedro Nunes
Trinity College Dublin
Medical University of Lodz

Parceiros

 Activage Org Association
Caritas Diocesana de Coimbra

Website

https://eithealth.eu/programmes/healthy-active-ageing-bootcamp/

Palavras-chave

Saúde;
Envelhecimento Activo;
Validação;
Longevidade.