Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

D3
Digitalizar o 3º Sector

Desafio

É crucial a importâncias das TIC (tecnologias de informação e comunicação) no desempenho das empresas, quer seja na procura de inovação, na personalização de serviços, na obtenção de ganhos de eficiência e redução de custos ou na capacidade de trabalhar em rede. E para as organizações sem fins lucrativos? Também têm a mesma importância? É essa a nossa convicção. Uma boa utilização das TIC potencia o desempenho duma organização, tenha ela fins lucrativos ou fins sociais. De facto, as TIC têm um papel fundamental na actuação das organizações do 3º sector, desde potenciar a comunicação e fazer uma gestão mais eficaz até à capacidade de estabelecer redes e parcerias. Ou seja, as organizações do 3º sector, como todas as outras, têm que acompanhar a digitalização da economia e da sociedade. Foi para isso que se criou o D3.

Solução

Com o objectivo de melhorar o desempenho das organizações do 3º sector através da utilização das TIC, o projecto D3 produziu um manual de soluções digitais de marketing e gestão para organizações sem fins lucrativos, com indicação do respectivo software de uso livre. Este manual aborda ferramentas de gestão de conteúdos (internet, blogues, wikis), comunicação (e-mail, RSS, NewsFeed, Podcasts), gestão de projectos e gestão documental. Contém conceitos base de marketing, gestão documental e gestão de projectos, um plano de comunicação organizacional e guias "faça você mesmo" com indicações sobre Software de uso livre, para apoio nas acções de marketing, divulgação e gestão. Destina-se a organizações sem fins lucrativos e de economia social como IPSS, associações, fundações, instituições de desenvolvimento local, misericórdias, museus, organizações não-governamentais para o desenvolvimento, associações mutualistas e cooperativas de solidariedade social de habitação e construção, entre outras.

Referência do projecto

2004/EQUAL/A2/EE/066

Financiamento

EQUAL
EQUAL

Duração

2005 - 2007

Consórcio

Instituto Pedro Nunes (IPN); Associação Empresarial de Portugal (AEP); Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC); Centro de Iniciativas Empresariais Beira Aguieira (IEBA).

Parceiros

 

Website

http://d3.ipn.pt/

Palavras-chave

TIC, 3º sector, internet, parcerias, marketing, gestão, blogues