Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

TRANSCREATIVA
Clustering, Inovação tecnológica e desenvolvimento de competências na área das Indústrias Criativas

Desafio

As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) combinam a criação, a produção e a comercialização de conteúdos criativos intangíveis que podem tomar a forma de um bem ou de um serviço. As ICC incluem a arte e a cultura (as artes visuais, o património), as indústrias culturais (cinema, música, audiovisual), os serviços criativos (design, publicidade, arquitectura) e as indústrias do entretenimento (turismo, lazer, desporto, hotelaria, jogos, parques de atracção), entre outras áreas. Embora este seja um sector que permanece "oculto" nas estatísticas e políticas de inovação, tem um potencial de desenvolvimento regional relevante, dado ser um sector naturalmente empreendedor, constituído por pequenas empresas, intensivo em tecnologia, heterogéneo e disperso, e com uma vertente altamente inovadora. E, como tal, tem um impacto significativo na criação de emprego, sobretudo emprego jovem. O desafio deste projecto consistiu em posicionar as ICC do espaço SUDOE como uma boa prática capaz de combinar desenvolvimento económico (transferência de tecnologia) com coesão social (jovens desempregados).

Solução

O projecto mapeou as ICC em termos de empresas (emprego, facturação, etc.), tecnologias e competências para conhecer as características e o peso das indústrias criativas nas regiões implicadas no projecto. Numa segunda fase, promoveu espaços de "clusterização" regional e interregional, apoiando a transferência de tecnologia (protótipos), a criação de empresas (competências) e a conectividade interregional (pólos criativos regionais e HUB virtual interregional). Por último, difundiu o TRANSCREATIVA como uma boa prática europeia que articulou as ICC (sector emergente intensivo em tecnologias) com a inovação social (desenvolvimento de competências de jovens desempregados).

Referência do projecto

SOE3/P1/E529

Financiamento

Interreg IVB SUDOE
Interreg IVB SUDOE

Duração

2012-2014

Consórcio

Euskampus Fundazioa; SINNERGIAK, Social Innovation Centre (ES); Fundación TECNALIA (ES); Ayuntamiento de Donostia - San Sebastián - Oficina DSS2016 EU Capital Europea de la Cultura (ES); Universidade de Coimbra (PT); Instituto Pedro Nunes (PT); Câmara Municipal de Coimbra (PT); Bordeaux Management School - BEM (FR); Ecole Supérieure des Technologies Industrielles Avancées - ESTIA RECHERCHE (FR); Agence Pays basque - ANTIC (FR).

Website

http://www.transcreativa.eu/

Palavras-chave

Indústrias criativas e culturais, inclusão, cluster, inovação, indústrias criativas e culturais