IPN     IPN Incubadora

ICIS
Intelligent Computing in the Internet of Services

Desafio

Produzir investigação de classe mundial em computação inteligente para a Internet das Coisas e Serviços e, simultaneamente, alcançar uma maior dinâmica na cooperação nacional e internacional sobre os desafios científicos nas TIC, bem como alcançar uma sustentabilidade financeira a longo prazo do consórcio, preparando-o para o novo quadro de financiamentos nacionais de I&DT (Portugal2020) e internacionais (H2020) e para acções de transferência de tecnologia e promoção de startups.

Solução

A investigação no ICIS será focada em dois eixos complementares: algoritmos avançados e infraestruturas para a captura e gestão de informação da internet e algoritmos inteligentes para a análise de dados e extracção de conhecimento para serviços sofisticados na internet. O primeiro vai investigar as principais soluções relacionados com a computação em nuvem, internet das cosias e serviços, a segurança da Internet e engenharia de software avançado, enquanto o segundo irá concentrar-se em algoritmos inteligentes de análise de dados e extracção de conhecimento sobre problemas científicos e socioeconómicos relevantes envolvendo grandes volumes de dados. Serão privilegiadas as seguintes principais áreas de aplicação: inteligência computacional para sistemas de saúde personalizados, sistemas de transportes inteligentes e sistemas de recuperação de informação. Neste projecto, o IPN é responsável pela actividade da "exploração", que visa estimular os processos de comercialização dos seus resultados, apresentando-os a potenciais clientes, parceiros de negócios e investidores. Nesse âmbito, serão procuradas oportunidades de financiamento para os resultados do projeto e desenvolvidas actividades para early spot, ou seja, detectar as tecnologias mais promissoras do ponto de vista de mercado e, em seguida, envolver as partes interessadas acima referidas.

Referência do projecto

CENTRO-07-ST24-FEDER-002003

Financiamento

EIXO 1 - Competitividade, Inovação e Conhecimento, MaisCentro
EIXO 1 - Competitividade, Inovação e Conhecimento, MaisCentro

Duração

2013-2015

Consórcio

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra; Instituto Pedro Nunes.

Parceiros

 

Website

http://icis.uc.pt/

Palavras-chave

Internet das coisas e dos serviços, internet do futuro, computação na nuvem, tecnologias da informação na saúde, sistemas de transportes inteligentes