Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

ACE
Accelerate Cross-Border Engagement

Desafio

De forma a construir uma economia inteligente, sustentável e inclusiva, em concordância com o previsto na estratégia de crescimento Europa 2020, as PME devem ser totalmente envolvidas no processo de inovação. No sector das TIC, em particular, isto significa que devem estar bem preparadas para a internacionalização. Estudos recentes demonstram, porém, que apenas 25% das PME europeias exportam e, em geral, quanto mais pequenas são as PME, menores são as suas perspectivas de se envolverem em qualquer forma de internacionalização ou actividade transfronteiriça.

Solução

O projecto ACE visa contribuir para o rápido crescimento das empresas inovadoras do sector das TIC através do apoio à orientação das startups inovadoras para os mercados internacionais, desde a sua fase de criação e arranque. A ligação à comunidade internacional de investigação e de investimento é um elemento essencial do projecto.
Após um período de inscrições, foram seleccionadas 100 das empresas TIC europeias com maior potencial de crescimento internacional, para participarem no ACE Acceleration Programme. A estas empresas foram atribuídos mentores locais experientes, que as auxiliam de forma individualizada na definição de planos de acção para a internacionalização e na constituição de equipas internacionais de apoio. Mesmo as empresas candidatas não seleccionadas nesta primeira fase têm acesso a ferramentas online que estimulam o desenvolvimento internacional e as ajudam a preparar-se para futuros ciclos do programa ACE.
O consórcio do projecto, constituído por entidades de referência a nível europeu no apoio à criação de startups, crescimento e internacionalização, incluindo incubadoras, aceleradoras, clusters e living labs, possui competências complementares que o posicionam para executar com sucesso este ambicioso programa.

Referência do projecto

FP7-ICT-2013-10-610925

Financiamento

FP7-ICT
FP7-ICT

Duração

2013-2015

Consórcio

EBN - European Business and Innovation Centre Network (BE); Instituto Pedro Nunes (PT); Sociedade Portuguesa de Inovação, SA (PT); European Network of Living Labs (BE); Coventry University Enterprises Ltd (UK); Dublin Business Innovation Center Ltd (IE) Technoport SA (LU) Jic, Zajmove Sdruzeni Pravnickch Osob (CZ); Cap Digital Paris Region (FR); iMinds vzw (BE); Forum Virium Helsinki Oy (FI); Ionad Forbartha Gno Teoranta-WestBIC (IE); Lunds Universitet-Cluster 55 (SE); META Group S.R.L. (IT); Baden-Württemberg: Connected e.V. (DE).

Website

http://europeanace.eu/

Palavras-chave

Transfronteiriço, internacionalização, aceleradora, incubadora, cluster, inovador, TIC, startups, PME, empresários, investimento transfronteiriço, BIC, ENOLL, living lab, preparação para investimento