IPN     IPN Incubadora

MIA
Multidisciplinary Institute for Ageing

Desafio

Os Estados-Membro europeus, até 2020, estão empenhados em aumentar a esperança média de vida saudável do ser humano em dois anos. Atualmente, o aumento da esperança média de vida saudável é, em grande parte, devido às diferenças entre as taxas de envelhecimento entre os Estados membros, regiões, comunidades e indivíduos. Estas diferenças agravam-se maioritariamente com as desigualdades socioeconómicas. Os recentes progressos na compreensão dos mecanismos de envelhecimento sugerem que as vivências sociais, estilos de vida, nutrição e fármacos podem, efetivamente, reduzir estas diferenças, descobrindo mais rapidamente o público alvo.

Solução

O objectivo global do novo Centro de Excelência é melhorar a saúde e o bem-estar de uma população envelhecida: irá estabelecer uma posição de vanguarda na pesquisa do envelhecimento, desenvolvendo, validando e entregando intervenções que podem melhorar a expectativa média de vida saudável do ser humano. Este Centro prevê treinar jovens investigadores e envolver o público no apoio e implementação de boas práticas inovadoras. MIA vai ser integrado no Ageing@Coimbra Vitality Campus, uma Parceria Europeia de Inovação sobre Envelhecimento Ativo e Saudável reference site.

Referência do projecto

H2020-WIDESPREAD-2014-1, Teaming, nº 664629

Financiamento

H2020

Duração

2015-2017

Consórcio

CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, UC – Universidade de Coimbra, UNEW - Newcastle University, IPN – Instituto Pedro Nunes, UMCG - University Medical Center Groningen.

Parceiros

 

Website

http://miacoimbra.org

Palavras-chave

Business Plan, Centre of Excellence; Ageing Research; Multidisciplinary; Health and Wellbeing; Smart Specialisation Strategy; Research and Innovation; Regional cluster; Vitality Campus.