Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

DOROTHY
Urban Logistics

Desafio

DOROTHY tem como principal missão melhorar o processo de distribuição de bens urbanos, através da redução do número de veículos e reforço das normas ambientais. O projeto irá ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades europeias.

Solução

Ao usar a abordagem de aglomeração em torno da inovação, o projeto DOROTHY visa desenvolver o potencial de inovação e investigação na logística urbana em nas regiões europeias: Toscana (Itália), Valencia (Espanha), Lisboa e Vale do Tejo (Portugal) e Oltenia (Roménia).

Este cluster regional de investigação promove a criação de um cluster em cada uma das outras três regiões participantes. O projeto DOROTHY irá contribuir para aumentar a competitividade de todos os clusters e fortalecer seu foco em áreas tecnológicas avançadas com um elevado potencial de inovação.

Reforço dos clusters de investigação e desenvolvimento das capacidades (R&D) contribui para o desenvolvimento regional das estratégias de especialização inteligente usando tecnologias eficientes em termos de recursos. Áreas de intervenção gama de eMobilidade para componentes automotivos, por meio de tecnologias de Informação e Comunicação(TIC). O cluster incidirá sobre novos desenvolvimentos e sobre a eventual criação de nichos de especialização.

DOROTHY é a sigla de "Desenvolvimento de agregados regionais para a investigação e implementação da logística urbana amiga do ambiente" e é financiado pelo Programme Regions of Knowledge.

Referência do projecto

FP7-REGIONS-2012-2013-1

Financiamento

FP7

Duração

2013-2016

Consórcio

Fondazione Per La Ricerca E L'innovazione, Regione Toscana, Instituto Valenciano De La Competitividad Empresarial, Comissão de Coordenacão e Desenvolvimento Regional De Lisboa e Vale Do Tejo, Agentia Pentru Dezvoltare Regionala Sud-Vest Oltenia Comune Di Firenze, Consiliul Local Al, Municipiului Craiova, Ayuntamiento De Castellon De La Plana, Universitat Politecnica De Valencia, Instituto Superior Técnico, Universitatea Din Craiova, Instituto Pedro Nunes, Sc Ipa Sa, Compania De Almacenaje Y, Distribuciones Especiales Sl Cade, Agencia Municipal De Energia De Almada Associacao Ageneal, Metro Srlu, Asociatia Romana Pentru Transfer Tehnologic, Emel - Empresa Pública Municipal De Estacionamento de Lisboa, E.E.M., Dumagas Transport Sa, Aleph Srl, Liberologico Srl, Perform Energia, Movilidad Urbana Sostenible Sl, Logistema - Consultores De Logistica Sa, Core Srl

Parceiros

 

Website

http://www.clusterdorothy.com/

Palavras-chave

Urban Logistics, Cluster, Europe