Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

E-teams
Interregional Entrepreneurial Teams

Desafio

A competitividade de uma região depende muito da capacidade de internacionalização das suas PME's. Mas tal enfrenta vários obstáculos, tais como: PME's com falta de acesso a redes regionais e europeias de exportação, falta de apoio adaptado em resposta às necessidades das PME's provenientes de diferentes sectores ou de empresários com backgrounds diferentes (spin-offs académicas vs empresas familiares, p.e.), bem como falta de políticas regionais para atender às rápidas mudanças na sociedade do conhecimento.

Solução

O objectivo central deste projecto foi o de impulsionar o empreendedorismo, a competitividade e internacionalização das PME's, através de uma rede local de suporte. O E-Teams implementou uma estratégia de apoio ao empreendedorismo, que passou pela criação de equipas multidisciplinares, com agentes públicos, autarquias, agências de apoio às PME's, universidades e empresários. Na Região Centro, envolveu os seguintes actores: Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, Direcção Regional do Centro do Ministério da Economia (DRE-CENTRO), IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, CEC-CCIC - Conselho Empresarial do Centro, Câmara Municipal de Castelo Branco, Câmara Municipal de Mortágua, Câmara Municipal de Proença-a-Nova, AIBAP - Associação da Incubadora do Beira Atlântico Parque (Mira), IEFF - Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, (Câmara Municipal da Figueira da Foz), Incubadora D. Dinis - Associação para o Desenvolvimento do Empreendedorismo, Inovação e Novas Tecnologias (Leiria), OPEN - Associação. O trabalho desenvolvido por esta parceria acabou por dar origem à RIERC - Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (http://www.incubar.net/).

Referência do projecto

INTERREG III C ESTE - 3E0010I

Financiamento

Interreg III C
Interreg III C

Duração

2004-2007

Consórcio

Universidade de Economia de Katowice Karol Adamiecki (PL); Bautzen Centro de Inovação (DE); Coventry University Enterprises Ltd (UK); Incubadora de novas empresas de Chania (GR); Instituto Pedro Nunes (PT); Agência de Desenvolvimento Regional Klaipeda (LT); Universidade Södertörns högskola (SE); Conselho Municipal de Terrassa (ES); Universidade de Girona (ES); Universidade de Oulu (FI).

Website

http://www.eteams.ae.katowice.pl/

Palavras-chave

PMES, empreendedorismo, internacionalização, incubadoras, benchmark