Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

InAgri
Rede de Oficinas de Inovação para o Sector Agro-Industrial

Desafio

Contribuir para que a Região Centro se torne uma Região com adequadas condições para o desenvolvimento pela inovação nas empresas das diferentes fileiras do sector Agro-Industrial, com uma forte dinâmica de ligação com o sistema científico e tecnológico, centrada na promoção do valor numa lógica de rede entre empresas, centros de investigação e outros actores relevantes.

Solução

Criar na região do Centro uma Rede de Oficinas de Inovação para o sector Agro-Industrial - in_AgrI, articulando, através do Cluster Agro-Industrial do Centro - InovCluster, as Empresas e Organizações Empresariais, os Centros e Parques Tecnológicos e a Rede de Incubadoras da Região com Centros de I&DT e Empresas. Foi desenvolvida uma plataforma de transferência de conhecimento que se materializou num website/fórum (www.inagri.org) e em reuniões por fileira (lacticínios, vinho, azeite, cereais, peixe, carne, hortícolas, frutos e flores, mel e produtos silvestres), onde se juntaram produtores, investigadores, associações e grandes empresas. Nestas reuniões foram feitas propostas de projectos envolvendo empresas agrícolas, centros de investigação e por vezes distribuidores/grandes empresas, que depois evoluíram para projectos de I&DT e/ou inovação. Nestas reuniões forma discutidos cerca de 70 temas de interesse colectivo, que resultaram em 20 projectos, que envolveram a colaboração de 197 Investigadores, de 188 Empresas e de 127 Instituições.

Referência do projecto

CENTRO-01-AC28-FEDER-004038

Financiamento

MaisCentro
MaisCentro

Duração

2011 - 2013

Consórcio

CEC/CIC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro; CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, ambiente e Sociedade; ESA/IPC - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra; ESA/IPCB - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco; IPN - Instituto Pedro Nunes.

Website

http://www.inagri.org/

Palavras-chave

agricultura, inovação, lacticínios, queijo, vinho, azeite, cereais, arroz, milho, peixe, carne, hortícolas, frutos e flores, mel e produtos silvestres