IPN     IPN Incubadora

SMART RURAL LIVING LAB
Valorização e Capacitação Económica do Concelho de Penela

Desafio

Promover o desenvolvimento económico e inovação num território de baixa densidade demográfica com os diferentes problemas associados às características geográficas e económicas intrínsecas do mesmo.

Solução

Penela, enfrentando problemas decorrentes da ruralidade do seu território, tem actuado no sentido de melhorar a sua base económica local, desenvolver os recursos endógenos, fomentar a cidadania e o empreendedorismo, promover o desenvolvimento social e bem-estar, potenciar o sector do turismo e preservar a sua identidade. Neste sentido, o Smart Rural Living Lab (SRLL) surgiu como uma intervenção que visa permitir alavancar as potencialidades do território, encontrando novas metodologias e/ou soluções inovadoras, criando vantagens competitivas através da implementação prática do conceito de Triple Helix, modelo que se traduz na cooperação e inovação entre o ensino, o tecido empresarial e a administração.
Durante o projecto, foi feito um importante trabalho de scouting junto da comunidade de investigação e desenvolvimento tecnológico da Universidade e do Instituto Politécnico de Coimbra no sentido de identificar ideias e projectos empresariais baseados em conhecimento intensivo, passíveis de virem a ser implementados no território de Penela, com ganhos evidentes e simultâneos quer para os seus promotores quer para o Município.
O SRLL constituído tem como missão a promoção da inovação e o desenvolvimento de investigação em novas tecnologias, metodologias e aplicações permitindo o aparecimento de novos serviços/sistemas/produtos através da participação dos cidadãos na sua definição e nos seus testes, de modo a possibilitar a integração de um território de baixa densidade demográfica num mundo global competitivo. Neste ambiente de Living Lab as empresas poderão testar os seus produtos/serviços em contexto real, recebendo inputs necessários dos utilizadores.
Até final de 2014 foi possível atrair para o território dois projectos inovadores com origem nas instituições de ensino superior mencionadas.

O SRLL de Penela visa contribuir para o desenvolvimento económico e social de Penela apostando em 4 áreas estratégicas:

  • Recursos naturais;
  • Desenvolvimento social e bem-estar;
  • Turismo e identidade;
  • Cidadania e empreendedorismo.

Referência do projecto

CENTRO-07-0828-FEDER-004026

Financiamento

Programa Mais Centro (SIAC - Sistema de Incentivos às Acções Colectivas)
Programa Mais Centro (SIAC - Sistema de Incentivos às Acções Colectivas)

Duração

2011-2013

Consórcio

IPN Incubadora (PT), Município de Penela (PT)

Website

http://www.smartrural.pt

Palavras-chave

Valorização, capacitação, ruralidade, território, living lab, Penela, recursos endógenos, cidadania, empreendedorismo, desenvolvimento social, inovação