Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

TEMPUS-SMHES
National Education Framework for Enhancing IT Students

Desafio

Apoiar as instituições do ensino superior ucraniano numa mudança estrutural, para que o seu sistema educacional promova a criatividade, a inovação e o empreendedorismo junto dos alunos nos cursos de ciências da computação, para que estejam mais alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho e sejam promotoras de desenvolvimento económico.

Solução

O TEMPUS-SMHES visa promover sinergias entre universidades (com foco na engenharia informática), investigação científica e meio empresarial, expondo os alunos destes cursos a contactos com empresas e empreendedores, no sentido de melhorar a empregabilidade e a criação do próprio emprego.

O projecto inclui as seguintes actividades:

  • Identificação dos melhores modelos e estruturas de cooperação universidade-empresa, onde o IPN será um caso de estudo, juntamente com a IKEA e as universidades de Oxford e Dublin.
  • Desenvolvimento de uma infra-estrutura que permita a sustentabilidade de um novo ecossistema de cooperação universidade-empresa.
  • Desenvolvimento de um portal web para facilitar contactos entre estudantes, empresas e universidades, bem como para permitir a transferência de conhecimento entre os diversos atores.
  • Apoio na definição dos standarts para educação em TICs na Ucrânia.
  • Desenvolvimento de curso piloto sobre inovação e empreendedorismo para estudantes ucranianos.

Referência do projecto

Tempus Project N. 530576

Financiamento

TEMPUS, Sub-programme: Structural Measures
TEMPUS, Sub-programme: Structural Measures

Duração

2012-2016

Consórcio

Universidade de Linnaeus (SE); Universidade Nacional de radioelectrónica de Kharkiv (UA); Universidade Nacional Politécnica de Lviv (UA); Universidade Nacional Politécnica de Odessa (UA); Universidade Técnica Nacional de Petróleo e Gás de Ivano-Frankivsk (UA); Universidade Técnica Nacional de Vinnytsia (UA); Universidade da Cidade de Dublin (IE); Instituto Pedro Nunes (PT); Universidade Brookes de Oxford (UK); Ministério da Educação, Ciência, Juventude e Desporto na Ucrânia (UA); IKEA AB (SE); SIGMA Kudos Sweden (SE); Empresa estatal de design de Yuzhnoye (UA).

Parceiros

 

Website

http://tempus.nung.edu.ua/

Palavras-chave

empreendedorismo, tecnologias da informação, inovação, estudantes, Ucrânia