IPN     IPN Incubadora

GAPI3
Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo

Desafio

Desde 2008 que a Europa tem vindo a sofrer a mais grave crise económica dos últimos 50 anos e pela primeira vez existem mais de 25 milhões de desempregados. Em Portugal esta situação é ainda mais aguda. Conforme refere o "ENTREPRENEURSHIP 2020 ACTION PLAN", de 2013, para trazer de volta a Europa ao crescimento e níveis mais elevados de emprego são necessários mais empreendedores. As Universidades e instituições presentes neste consórcio têm a clara noção da necessidade de reforçar a aposta na transferência de tecnologia e empreendedorismo de base tecnológica e científica para responder a este desafio.

Solução

Promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e de forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, através do fomento das competências necessárias aos empreendedores para a concretização de ideias e projetos, pela transferência de tecnologia e geração de empresas spin-off universitárias, e com a promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) das empresas de base tecnológica e científica criadas. Este projecto capitaliza o know-how gerado no anterior projecto GAPI 2.0 (Gabinetes de Valorização do Conhecimento) que, desde 2009, visou promover a valorização do conhecimento gerado por empresas, empreendedores e instituições do ensino superior e do sistema científico e da iniciativa GAPI (Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial), lançada em 2002 e promovido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que teve por missão promover a valorização do conhecimento através da utilização do Sistema da Propriedade Industrial pelos actores do ecossistema de inovação.

Referência do projecto

SIAC 32879

Financiamento

Programa Operacional Factores de Competitividade - COMPETE
Programa Operacional Factores de Competitividade - COMPETE

Duração

2013-2015

Consórcio

Instituto Pedro Nunes (IPN); TecMinho - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento da Universidade do Minho; Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade de Évora; Universidade do Porto.

Parceiros

 

Website

http://gapi3.ipn.pt

Palavras-chave

inovação, empreendedorismo, tecnologia, startups, programas de aceleração, mentoring