IPN     IPN Incubadora

CAMELI
Care Me For Life

Desafio

Com o aumento previsível de população idosa nas próximas décadas, tornou-se importante desenvolver um cuidador, de baixo custo, que acompanhe os idosos nas actividades diárias e melhore a sua qualidade de vida. Este serviço deve ser desenhado tendo em consideração que a assistência humana com qualidade pode não ser viável no futuro, como o é no presente e foi no passado, devido ao envelhecimento crescente e ao número de cuidadores (formais e informais) que estarão disponíveis.

Solução

A solução inovadora é disponibilizar um sistema que interaja, colabore, dialogue e compreenda as emoções do idoso, ajudando-o a na realização de actividades da vida diária em casa e expressando emoções que irão estimular o idoso a agir.
O idoso irá interagir intuitivamente com o sistema tendo a ilusão de que comunica com um ser humano real, que compreende o seu comportamento e estado emocional e o ajuda de forma adequada. O sistema irá proporcionar benefícios a nível prático, psicológico e social, permitindo ao idoso sentir-se confiante para permanecer mais tempo activo e independente em casa, melhorando assim o seu bem-estar. O público-alvo é o grande grupo de idosos saudáveis, ou com problemas leves de saúde física ou mental, que vivem sozinhos em casa e podem encontrar prazer e alívio em obter ajuda ou estímulo para realizar as suas actividades diárias.

Referência do projecto

AAL-2012-5-030

Financiamento

FCT, AAL-JP
FCT, AAL-JP

Duração

2003-2015

Consórcio

Siemens (DE); UniGe (CH); ORBIS (NL); NetUnion (CH); Instituto Pedro Nunes (PT); VIVA (CH); NOLDUS (NL).

Website

http://www.cameli.eu

Palavras-chave

Idosos, cuidados informais, assistente virtual, interacção homem-máquina, análise comportamento humano, ambientes inteligentes