Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora

AIR-SEAL
An Innovative RFID Security SEAL for Aircraft Galley Trolleys

Desafio

O projecto "Air-Seal" surgiu da necessidade de garantir a segurança na cadeia de fornecimento de bens e mercadorias embarcadas em aviões, reportando de imediato possíveis violações de bens previamente selados. Esta preocupação assumiu um maior destaque após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, nos EUA, na medida em que os serviços de catering assumiam o elo mais fraco em termos de segurança, na indústria da aviação. Tendo por base esta questão, tornou-se essencial o desenvolvimento de um mecanismo que permitisse selar e monitorizar a integridade dos trolleys que transportam comida dentro dos aviões.

Solução

No âmbito do projecto foi desenvolvido um dispositivo que permite selar e monitorizar a integridade dos trolleys que transportam comida dentro dos aviões. Esta tecnologia permite que os trolleys sejam instantaneamente selados, detectando imediatamente qualquer tentativa de violação.
O dispositivo destina-se à indústria de catering, mas pode também ser utilizado para garantir a segurança de contentores de mercadorias, tendo sempre como pressuposto a detecção instantânea da violação da integridade dos selos, e do local onde ocorreu. A tecnologia desenvolvida no âmbito do projecto "Air-Seal" permite ainda à groundforce dos aeroportos uma rápida inspecção e identificação de todas as mercadorias em trânsito, em alternativa à actual verificação manual.

Referência do projecto

FP7-SME-2008-1-231171

Financiamento

FP7 - Research for the benefit of specific groups
FP7 - Research for the benefit of specific groups

Duração

2009-2011

Consórcio

Maple Fleet Services Ltd (UK); Instituto Pedro Nunes (PT); Cogent Technology Ltd - UK; Ardaco, AS (SK); Lacobucci SPA (IT); Transguard Group LLC (EAU); The UK Intelligent Systems Research Institute Limited (UK).

Website

http://airseal.pera.com/

Palavras-chave

RFID, segurança nos aviões, carrinhos de transporte de refeições em aviões