Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Projeto Aquamundam: em busca de uma gestão sustentável e integrada da água
Geral
Laboratórios de I&DT
 
O Instituto Pedro Nunes esteve presente na reunião de consórcio do projeto Aquamundam, que se realizou no dia 14 de março, na sede do Instituto Tecnológico da Galiza, A Coruña. 


Este projeto, que teve início em junho de 2017 e que termina no presente ano de 2019, junta 6 parceiros do espaço transfronteiriço luso-espanhol: três centros de investigação (IPN, ITG e CARTIF), uma entidade de gestão de águas (Águas da Galiza), uma confederação hidrográfica (Douro) e uma comunidade intermunicipal (Alto Minho).

O projeto tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente através da melhoria da gestão do ciclo integral da água em espaços transfronteiriços. Para tal, foram desenvolvidas diversas atividades, algumas ainda em execução, nomedamente: 
  • Levantamento de casos de boas práticas implementadas por entidades responsáveis pela gestão da água;
  • Implementação de diagnósticos sobre a gestão do ciclo integral da água em 12 municípios da região transfronteiriça, os quais precedem planos de melhoria local;
  • Desenvolvimento e capacitação dos agentes para a utilização de ferramentas tecnológicas no contexto das suas atividades de gestão da água;
  • Instalação de três pilotos destinados à utilização das ferramentas tecnológicas desenvolvidas no projeto, nomeadamente um sistema de informação para gestão do ciclo da água e construção de um pantanal artificial inteligente de fluxo sub-superficial destinado a diversificar os mecanismos de depuração e tratamento de águas residuais em pequenos e médios municípios.
Este projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP).

Date

26 of March of 2019