Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Starship 2019: Candidaturas abertas para inovadores em Saúde
Geral
Incentivos
Incubadora
Laboratórios de I&DT
 
Estão abertas as candidaturas para a nova edição do StarShip, uma iniciativa da EIT Health. Depois do elevado sucesso das edições anteriores, o programa de inovação volta a procurar os melhores talentos no setor da saúde. Os interessados deverão enviar os seus CVs e cartas de motivação até ao dia 1 de março de 2019 às 23h59 CET para starship@eithealth.eu.


Utilizando a metodologia de design thinking desenvolvida pela Universidade de Stanford - Biodesign Concept, esta é uma oportunidade única para os participantes se envolverem na inovação orientada para a indústria, desenvolvida na área das ciências da vida, trabalhando em conjunto com inovadores e empresas externas com elevado grau de multidisciplinaridade entre as suas equipas.


Durante este programa de 8 meses, os participantes seguirão uma abordagem baseada na ação para encontrar soluções para os desafios propostos pela indústria, verificando os requisitos dos utilizadores e identificando as necessidades potencialmente insatisfeitas no contexto da saúde, em estreita colaboração com os principais players industriais e as instituições inovadoras que fazem parte do programa EIT Health.

O StarShip é composto por dois módulos de educação online e quatro módulos fixos. Durante o programa haverá também visitas a players globais no setor de saúde, momentos de mentoria e trabalho em equipa e networking.
 
» Quem pode concorrer?

Profissionais com um grande interesse na área da saúde, com historial relevante na área médica, também de áreas técnicas, engenharias, economia, gestão, design e sectores similares. Mestrado ou Doutoramento serão considerados como uma mais-valia. É exigida fluência em Inglês, escrito e falado, e são elegíveis participantes de Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Esta é uma oportunidade única e os números falam por si: 4,7 em 5 é a taxa média de satisfação dos participantes anteriores relativamente à qualidade do programa StarShip e 100% disseram que recomendariam o programa a outras pessoas.



O StarShip é uma iniciativa educacional do programa EIT Health em colaboração com parceiros europeus de destaque na área da saúde e liderada pela Universidade de Coimbra, pelo IESE Business School, RISE (Research Institute of Sweden) e pelo Instituto Pedro Nunes (através do Laboratório de Automática e Sistemas) em colaboração com o EIT Health InnoStars.

» Informações importantes
  • A lista de seleccionados será disseminada a 7 de Março de 2019;
  • Salvo alterações de força maior, os workshops formativos terão lugar nos seguintes locais e datas: 13-17 de maio Budapeste (Hungria); 1 a 5 de julho Barcelona (Espanha); 23 a 27 de setembro Estocolmo (Suécia); 4 e 5 de Novembro Coimbra (Portugal);
  • Os participantes serão integrados a equipas multidisciplinares com o objetivo de solucionar os desafios propostos. Na edição de 2019 o lançamento dos desafios está ao cargo de empresas como GE Healthcare, Atos Spain, Glintt, Medicen, Bluepharma, Essilor e NOS.
  • Este ano, e pela primeira vez numa edição do Starship, o pitch final dos participantes será feito em Lisboa, na mesma altura em que decorre a Web Summit.
Para mais informações contactar Jorge Figueira (jfigueira@uc.pt) da Universidade de Coimbra.

Data

19 de Fevereiro de 2019