Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Smart Rural Congress discutiu importância do empreendedorismo e inovação rural
Geral
Incubadora
Notas de Imprensa
 
Iniciativa contou com a participação da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas.

Realizou-se nos dias 11 e 12 de outubro, no Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos de Penela (HIESE), o Smart Rural Congress, uma iniciativa onde se discutiu a importância do empreendedorismo e das tecnologias no desenvolvimento de novas ideias de negócio em territórios rurais.

O Smart Rural Congress, organizado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) em parceria com o Município de Penela, foi última etapa do projeto Smart Rural Smart HIESE, que promove e apoia o aparecimento de novos projetos empresariais no HIESE.
 
No dia 11 de outubro, teve lugar uma visita aos vestígios romanos do Rabaçal usando uma aplicação turística JiTT.travel desenvolvida pela empresa iClio e que servirá para dar a conhecer o património histórico da região guiado pelas novas tecnologias.

Também neste dia, decorreu uma reunião destinada aos dirigentes e contou com as a participação de Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, e de Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Nessa reunião foram lançadas as ideias base para a criação de uma rede de empreendedorismo e inovação rural em Portugal.

A sessão de abertura, no dia 12 de outubro, às 09h30, esteve a cargo de Luís Matias, Presidente do Município de Penela, Teresa Mendes, Presidente do Instituto Pedro Nunes, e Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020.



Ainda durante a manhã, a iniciativa contou com as participações de Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, António Covas, Professor Catedrático na Universidade do Algarve, e Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo do HIESE.



A tarde esteve dedicada a casos de sucesso de Incubadoras de empresas rurais e casos de empreendedorismo em meio rural.

Na sessão de encerramento o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde, destacaram a importância das estruturas como HIESE nos territórios de baixa densidade e aplicação e aproveitamento de tecnologias como motor da inovação no espaço rural.


O Smart Rural Smart HIESE é liderado pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum. É um projeto cofinanciado pelo Centro2020 e pelo FEDER.
 

Data

19 de Outubro de 2018