IPN - Instituto Pedro Nunes - AUTOC-ITS: primeiros testes de veículos autónomos

AUTOC-ITS: primeiros testes de veículos autónomos

Arrancou esta segunda-feira, na A9 – CREL, um teste piloto com veículos autónomos, que se prolonga até dia 18 de outubro. O ensaio decorre no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS em colaboração com a Brisa, para desenvolvimento de soluções para veículos autónomos poderem circular nas estradas europeias, apostando no desenvolvimento de serviços colaborativos de transporte inteligente (C-ITS).

O projeto AUTOC-ITS, do qual o Instituto Pedro Nunes é parceiro através do Laboratório de Automática e Sistemas, tem dois objetivos principais: o teste de veículos autónomos com funcionalidades V2X (em ambiente C-ITS) e o estudo e análise da regulamentação existente por forma a permitir testes e circulação desses veículos.

Ao longo destes quatro dias de testes, os sistemas de navegação de condução autónoma dos carros autónomos serão “informados” sobre riscos (virtualmente criados) presentes na via, esperando-se que, em função desses riscos de segurança adotem o comportamento mais adequado.

Ao longo desta semana, vão ser testados dois veículos autónomos, da Universidade Politécnica de Madrid e da CTAG, e um veículo conectado da Bosch, com simulação de incidências concretas de trânsito (piso escorregadio, veículos imobilizados ou em marcha lenta), para que os veículos testados adotem um comportamento ajustado e possam superar cada desafio em segurança, própria e dos terceiros que circulam na via.

O consórcio AUTOCITS é coordenado pela Indra Sistemas SA (ES) e integra a Dirección General de Tráfego (ES), Unversidad Politécnica de Madrid (ES), INRIA (FR), Instituto Pedro Nunes (PT), Universidade de Coimbra (PT) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (PT). A participação da Brisa no piloto é através da Brisa Concessão Rodoviária e da A-to-Be, disponibilizam a infraestrutura e a tecnologia aplicada à infraestrutura rodoviária.

16 de Outubro de 2018