IPN - Instituto Pedro Nunes - O módulo 3 do programa Eithealth Starship começa hoje no IPN

O módulo 3 do programa Eithealth Starship começa hoje no IPN

No âmbito do programa EITHealth Starship, coordenado pela Universidade de Coimbra em conjunto com o Instituto Pedro Nunes, instituto de investigação sueco RISE, a IESE Business School, e 5 empresas industriais igualmente parceiras EITHealth, tem início esta segunda feira dia 10 de setembro o 3º workshop do programa com a presença de 36 participantes, alunos e profissionais de toda a Europa.

A iniciativa terá lugar nas instalações do Instituto Pedro Nunes (IPN) e visa identificar novas oportunidades de negócio na área do envelhecimento ativo, utilizando a metodologia de Biodesign (desenvolvida pela Universidade de Stanford). Os workshops anteriores, que tiveram lugar em Lodz (Polónia) e Barcelona (Espanha), iniciaram o ciclo de formação em ferramentas relacionadas com a metodologia de biodesign bem como no desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.

Os participantes, organizados em equipas multidisciplinares, procuram identificar e desenvolver soluções comercialmente viáveis aos desafios propostos pelos parceiros industriais do EITHealth: Glintt (Portugal), Atos (Espanha), HE Healthcare (Hungria), Medicen (França) e CelonPharma (Polónia).

Após uma fase de observação direta de pacientes, médicos e outros agentes em clínicas e hospitais da Europa, os participantes procuram definir uma lista de problemas identificados que serão analisados e convertidos em necessidades de mercado. A análise destas necessidades, com a determinação das soluções com maior potencial, permite que cada equipa desenvolva respostas adequadas aos problemas verificados. Após validação junto dos intervenientes hospitalares, as soluções encontradas mais promissoras são tratadas e trabalhados numa perspetiva de oportunidade de negócio.

Pretende-se que a atividade das equipas resulte num melhor conhecimento da realidade clínica e dos seus problemas e necessidades, melhorando simultaneamente a comunicação entre a academia e o ambiente hospitalar e apresentando soluções inovadoras na área da saúde e envelhecimento ativo.

10 de Setembro de 2018