Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
O IPN obteve excelentes resultados nas candidaturas a financiamento EIT Health
Geral
Laboratórios de I&DT
Notas de Imprensa
 
 O Instituto Pedro Nunes conseguiu 7 novos projectos aprovados pelo EIT Health BP 2019. O programa EIT Health é suportado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) – sendo uma das mais abrangentes e importantes iniciativas mundiais na área dos cuidados de saúde. Tem como objetivo, a promoção de um estilo de vida mais saudável associado ao bem-estar de todos os europeus.

Nestas candidaturas, estiveram envolvidos vários departamentos do IPN, nomeadamente o Laboratório de Automática e Sistemas, departamento de Formação e Incubadora. Os projetos aprovados são sobre seguintes temas:

eMAPS2 (EIT Health - Campus) - A plataforma eMAPs é um portal de aprendizagem inovador para apoiar empreendedores e inovadores a navegar pelos complexos processos de acesso aos mercados de cuidados de saúde em toda a Europa. A proposta eMAPS 3 irá potenciar ainda mais esta plataforma, acrescentando informações de relevo sobre a Alemanha, Itália e Portugal, bem como dos EUA. Além disso, um módulo de benchmarking de mercado será adicionado para aumentar o valor da plataforma para as PMEs.

Oncommunities (EIT Health - Campus) - As doenças do foro oncológico representam 85 bilhões de euros na Europa, tanto pelo custo do tratamento quanto pelas longas baixas médicas associadas à doença. Oncocommunities é uma plataforma inovadora para melhorar os cuidados de saúde na área Oncológica. Esta ferramenta de assistência ao Cancro, apoiada pelo governo Catalão, reúne plataformas como redes sociais, videoconferências e de monitorização tendo em conta as questões educacionais e psicossociais da intervenção dos cuidados. Esta abordagem holística pode reduzir em 1/3 as baixas por doença e otimizar os recursos no sistema de saúde.

Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens (EIT Health - Campus) - O HeaLIQs promove actividades que estimulam a interacção entre os cidadãos, a academia local, as PME e o governo. Estes irão encontra-se na 'Praça Vida+', um fórum aberto, onde os cidadãos poderão avaliar o seu de estilo de vida, testar produtos inovadores de PMEs e envolver-se em programas comunitários, todos com foco em aprender sobre um estilo de vida saudável. Em 2019, a 'Praça' tornar-se-á móvel (autocarro), com o objectivo de visitar cidadãos iliterados na saúde em bairros e áreas rurais.

Innovation Fellowships (EIT Health - Campus) – A rede EIT Health Fellowships é uma atividade abrangente de inovação em saúde que apresenta uma experiência única de aprendizagem para os participantes. A rede preenche as lacunas entre a indústria, a academia e o setor público por meio da estreita integração dos programas. Ao fazer isso, a rede fornece uma plataforma com impacte e alcance incomparáveis para os alunos, garantindo acesso a instituições líderes e a um grupo diversificado para criar produtos e serviços que afetam a vida dos pacientes.

Silver Starters (EIT Health - Campus) - A maioria dos cursos para start-ups é voltada para jovens empreendedores. Dado o crescente número de anos de vida saudável, mais e mais idosos consideram uma segunda carreira e desejam criar start-ups, estando já provado que é benéfico para o bem-estar e saúde. Nesta atividade, vamos preencher esta lacuna e treiná-los para iniciar seus próprios negócios numa vida saudável e envelhecimento ativo. Em oito semanas, estes seguirão um caminho de aprendizagem adaptada e individual e aprenderão os fundamentos do empreendedorismo.

EpiDEMPrev (EIT-Health - Campus) – O Programade Doutoramento (EpiDEMPrev) implementará as actividades de apoio ao ano preparatório da Rede Europeia de Programas de Doutoramento sobre “Inovação e Empreendedorismo sobre Vida Saudável e Envelhecimento Activo”. O EpiDEMPrev proporcionará ensino inovador, criará sinergias (workshops, cursos, projetos twinning) e esquemas internacionais de mobilidade interorganizacional para apoiar a formação avançada de estudantes/profissionais.

EIT MedTech Bootcamp (EIT Health - Campus) – O MedTech Bootcamp tem como objetivo fornecer a equipas interdisciplinares de alunos ambiciosos de pós-graduação, profissionais de saúde, engenheiros e informáticos, um conjunto de ferramentas personalizada para empreendedorismo: um plano de negócios convincente e uma forte rede de investidores para impulsionar as ideias promissoras em tecnologia médica para o mercado europeu. O MedTech 2019 apresenta novos parceiros de roadshow, matchmaking e living labs.

Data

29 de Agosto de 2018