IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN contribui para incorporação de inovação em Hospitais

IPN     IPN Incubadora
IPN contribui para incorporação de inovação em Hospitais
Geral
Laboratórios de I&DT
 
O Instituto Pedro Nunes em parceria com várias entidades públicas transnacionais no domínio da saúde no espaço SUDOE, nomeadamente o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), estiveram reunidos no passado dia 15 de maio em Valhadolide, Espanha, para dar início ao projeto PROCURA. O projecto PROCURA tem por objectivo incentivar e promover junto de Entidades Públicas como CHUC, a compra de soluções inovadoras através de instrumentos de Compra Pública de Inovação (Pre-Comercial Procurement e Public Procurement of Innovative solutions), subutilizados no espaço SUDOE principalmente em Portugal. Este instrumento de enorme potencial na promoção de modelos integrados e avançados de cuidados sociais e de saúde resultantes da atividade de I+D+i de ecossistemas regionais, representa uma excelente oportunidade para a Academia, Centros de Investigação e as PMEs.

A reunião decorreu nas instalações da Gerencia de Servicios Sociales de Castilla y León (GSS), oficializando o início do projecto PROCURA, tendo estado presente o IPN, representado pelo Laboratório de Automática e Sistemas. Para além da reunião de projecto, realizou-se a primeira acção de formação "Learning Journey" de uma série de 6. A "Learning Journey" incluiu duas apresentações sob o tema "A abordagem estratégica para adotar a inovação em ambientes locais e regionais" e "O instrumento da contratação pública de inovação: elementos críticos para a sua implementação no setor social e da saúde", bem como uma visita ao Cluster SIVI (Soluciones Innovadoras para la Vida Independiente) e ao centro de tele-assistência da Cruz Vermelha de Castilla y León.


O Projecto PROCURA, iniciado em Abril de 2018, com duração prevista de 36 meses, é financiado pelo Interreg SUDOE. PROCURA pretende impulsionar as políticas de Compra Pública de Inovação para a transformação digital e a introdução de novas tecnologias nos serviços sociais e de saúde integrados no âmbito do envelhecimento activo e da promoção da autonomia pessoal. O projecto será desenvolvido em três frentes:
  • criação da "Comunidade Regional PROCURA", por forma a ser sustentável no pós-projecto, onde o IPN irá coordenar o grupo dos "INNOVATION BROKERS“, bem como estabelecerá a ligação com o Ageing@Coimbra e o EIT Health;
  • realização de acções de Capacitação e transferência de conhecimento na Compra Pública de Inovação de soluções de saúde pública para envelhecimento ativo e vida independente, onde o IPN será responsável por organizar um seminário, uma Learning Journey e um Caso de Estudo;
  • realização de uma Acção Piloto de uma Compra Pública de Inovação liderada pelos parceiros GSS, AQuAS, CHUC e ESEA, apoiados pelo IPN por exemplo na descrição da especificação funcional da Compra.

Consórcio PROCURA:
  • GSS-CyL - Gerencia de Servicios Sociales de Castilla y León (Lider);
  • Fundación INTRAS;
  • AQuAS - Agència de Qualitat i Avaluació Sanitàries de Catalunya;
  • GIP Autonom'Lab;
  • CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE;
  • Instituto Pedro Nunes, representado pelo Laboratório de Automática e Sistemas;
  • ESEA - GRADES ESEA NOUVELLE-AQUITAINE;
  • 8 Associados onde se inclui Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Data

4 de Junho de 2018

Partilhar