Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
Projecto EUROACELERA
Formação
Geral
 
O projeto EUROACELERA, Campus de Empreendedorismo Transfronteiriço é um projeto de cooperação transfronteiriça, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V-A Espanha Portugal (POCTEP), que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças de Espanha e Portugal.

EUROACELERA significará a constituição de uma comunidade Euroace para o empreendedorismo e a aceleração de projetos empresariais baseados no conhecimento, com apoio prioritário para a população entre 18 e 35 anos, estudantes e licenciados universitários e de formação profissional superior, bem como jovens pesquisadores, com o objetivo de impulsionar a criação de empresas como resultado de projetos formativos com potencial comercial, bem como linhas de trabalho que façam uso dos domínios científicos e tecnológicos pré-existentes e mais influentes para enfrentar os desafios competitivos das regiões participantes.

Este projeto dará especial atenção à disparidade de gênero, ruralidade e dispersão territorial.


EUROACELERA é uma aposta de transformar o espaço Euroace num pólo de retenção, desenvolvimento e atração de jovens talentos, oferecendo uma oportunidade para que os jovens com idéias de negócios tecnológicas e inovadoras podan encontrar opções para o desenvolvimento de seus projetos, através de um ambiente propício para a aceleração de suas idéias.

O projeto EUROACELERA é um projeto conjunto entre as regiões da Extremadura, Centro e Alentejo, composto por 14 entidades. Os parceiros são 9 entidades Espanholas e 5 Portuguesas.

De Extremadura participam: Extremadura Avante, Fundecyt-PCTEX, Dirección General de Empresa y Competitividad da Junta de Extremadura, Instituto de la Juventud, Instituto de la Mujer e Dirección General de Formación Profesional e Universidad; bem como a Asociación de Jóvenes Emprendedores y Empresarios de Extremadura e as empresas Inversiones Sunhunter e Conector IDE.

Do lado português, o consórcio tem a Associação Nacional de Jovens Empreendedores (ANJE), o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Évora.
O custo total do projeto EUROACELERA, cujo período de execução é de 01/10/2017 até 30/06/2019, é de 2.171.218,33 euros, com o montante total da ajuda do FEDER de 1.628.413,74 euros.

No final do projeto será realizada uma reflexão sobre as necessidades territoriais para o empreendedorismo jovem, na tentativa de criar mais e melhores condições para o apoio à criação de novos projetos empresariais promovidos por jovens empreendedores.

Para mais informações sobre o EUROACELERA: http://euroacelera.com

Data

21 de Maio de 2018