IPN - Instituto Pedro Nunes - LABGEO faz estudo geológico e geotécnico da erosão de São Pedro de Moel

LABGEO faz estudo geológico e geotécnico da erosão de São Pedro de Moel

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou, na manhã do dia 10 de dezembro de 2017, uma erosão profunda na rua Aníbal Bettencourt.

O Instituto Pedro Nunes, através do LABGEO (Laboratório de Geotecnia), foi contactado pela Câmara Municipal da Marinha Grande para fazer uma avaliação das condições geológicas e geotécnicas que estiveram na origem das instabilizações.

Cabe ainda ao LABGEO propor medidas de estabilização de modo a permitir a reabilitação da rua e a prevenção de futuras ocorrências.

Tendo em vista o objetivo a concretizar, o Labgeo procedeu ao levantamento geológico de superfície do local e à execução de prospeção geofísica por Georadar e de ensaios com o Penetrómetro Dinâmico Super Pesado (PDSP).

22 de Janeiro de 2018