IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN leva a Bruxelas projeto inovador de revestimento para edifícios

IPN leva a Bruxelas projeto inovador de revestimento para edifícios
Transf. Tecnologia e PI

O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT), do Instituto Pedro Nunes (IPN), enquanto coordenador do projeto europeu GELCLAD, vai participar num workshop organizado pelo Cluster Europeu AMANAC - Advanced Material and Nanotechnology Cluster, a realizar-se no próximo dia 22 de janeiro, em Bruxelas. O projecto GELCLAD pretende desenvolver um novo produto de isolamento e revestimento de fachadas com excelentes propriedades isolantes e que permitirá contribuir para o aumento dos níveis de eficiência energética dos edifícios.

Subordinado ao tema “Sustainability Benchmarking of Advanced Construction Materials Through Life Cycle (LCA) and Life Cycle Cost Analysis (LCCA)”, neste workshop o IPN vai apresentar resultados do progresso do projecto, bem como metodologias e ferramentas de avaliação de ciclo de vida em utilização.

No dia 23 de janeiro, ainda em Bruxelas, o LED&MAT participa no workshop “Novel Energy Efficient Envelopes - H2020 EU Projects”, onde irá igualmente apresentar resultados preliminares do GELCLAD e o seu estado de desenvolvimento. Esta iniciativa representa ainda uma oportunidade para o contacto com stakeholders industriais e comerciais do setor.

Tendo por base materiais avançados e nanotecnologia, o projecto GELCLAD visa a criação de um novo sistema de revestimento para fachadas de edifícios durável e de fácil instalação, com excelentes propriedades de isolamento térmico. O produto consiste num painel multiestruturado que integra um revestimento compósito e um isolamento em aerogel, apresentando-se como um produto inovador que supera as propriedades oferecidas pelos sistemas de isolamento de fachada tradicionais e que terá um impacto real na poupança energética. A disponibilização deste novo sistema de revestimento será especialmente importante para o novo fôlego do sector dedicado à reabilitação urbana.

O consórcio do projeto GELCLAD é composto por 12 parceiros de cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha e Eslovénia), sendo coordenado pelo Instituto Pedro Nunes. É um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa H2020: Nanotechnologies, Advanced Materials, Biotechnology and Advanced Manufacturing and Processing - Tópico EEB-01-2016 (H2020-EEB-2016-2017 – GA723425).

17 de Janeiro de 2018