IPN - Instituto Pedro Nunes - Dois mil milhões de euros para investir em projetos inovadores na área da saúde

IPN     IPN Incubadora
Dois mil milhões de euros para investir em projetos inovadores na área da saúde
Geral
Laboratórios de I&DT
Notas de Imprensa
 
Programa europeu EIT Health quer investir em ideias inovadoras nas áreas da saúde que promovam a qualidade dos cuidados de saúde e um estilo de vida mais saudável. Os principais concursos deste programa vão ser apresentados no Instituto Pedro Nunes.

No próximo dia 12 de dezembro, terça-feira, pelas 14 horas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) acolhe um evento de apresentação dos principais concursos do EIT Health nas temáticas da inovação em saúde digital, medtech e biotecnologia. Este programa é uma das importantes iniciativas mundiais na área dos cuidados de saúde e promoção de um estilo de vida mais saudável associado ao bem-estar. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e o evento decorre no Auditório do Edifício A do IPN.

Este programa, suportado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, tem um orçamento de dois mil milhões de euros para investir nos melhores talentos empresariais e melhores mentes criativas da Europa, fomentando o desenvolvimento e a comercialização de novos produtos e soluções inteligentes no setor de saúde.

O EIT Health possibilita às candidaturas aprovadas as seguintes oportunidades: desenvolver o seu negócio com a colaboração de especialistas; apresentar o projeto a investidores e a empresas da área da saúde; facilitar o acesso a novos mercados; e aceder a uma rede com mais de 130 key players de referência no setor de saúde europeu.

Este evento, além da apresentação dos concursos do EIT Health, dirigido a quem queira transformar ideias inovadoras em soluções de mercado, pretende estimular a submissão de candidaturas com a apresentação de três projetos portugueses já aprovados pelo EIT Health: o InEye, o Swithome e o LifeTag.

A ser desenvolvido na Universidade de Coimbra, o InEye consiste num dispositivo de administração de fármacos que promete substituir a aplicação diária de gotas para olhos em, por exemplo, doentes com glaucoma ou em recuperação de cirurgias às cataratas. Semelhante a uma pequena pérola e colocado no interior da pálpebra inferior do olho, o InEye permite que o fármaco possa ser libertado durante sete a 300 dias, não havendo desperdício (no caso das gotas há um desperdício de 75%).

O SwitHome permite aos centros de reabilitação aumentar o número de pacientes em tratamento com dificuldades na marcha, após acidente vascular cerebral, sem que seja necessário aumentar os recursos humanos ou a sua infraestrutura. Este projeto propõe que parte da reabilitação seja realizada em casa com recurso a uma solução composta por palmilhas inovadoras de mapeamento de pressão de alta resolução e uma aplicação móvel e plataforma web de interface entre o paciente e o terapeuta que permite realizar exercícios de correção da marcha fornecendo feedback em tempo real aos pacientes, bem como disponibilizando o seu estado de progresso ao terapeuta. Deste modo, algumas das sessões de reabilitação são realizadas em casa com a ajuda de um cuidador, dispensando o envolvimento em tempo integral do terapeuta.

A LifeTag é uma startup portuguesa focada em investigação e desenvolvimento de tecnologias não-invasivas para a avaliação do metabolismo e diagnóstico de condições patológicas relacionadas com diversas doenças metabólicas altamente incidentes, nomeadamente diabetes, obesidade, síndrome metabólica, inflamação aguda e crónica, entre outras.

O Consórcio EIT Health formou seis centros de co-localização em toda a Europa e seis regiões "InnoStars", uma das quais localizada em Portugal e constituída pelo Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Glintt, Universidade de Évora e Universidade de Lisboa. Os pólos InnoStars são clusters regionais de parceiros associados do programa EIT Health, que representam a indústria, a academia e os provedores de saúde com o objetivo de promover a diversidade e envolver as regiões menos desenvolvidas.


AGENDA:
14:00 Receção e café
14:15 Abertura e discurso de boas vindas
14:20 Visão geral acerca do EIT Health
14:30 Apresentação de concursos EIT Health:
- Campus: Jorge Figueira
- Innovation: António Lindo da Cunha
- Accelerator: Jorge Figueira
15:15 “Yes, YOU can!” Projetos já aprovados pelo EIT Health – testemunhos na primeira pessoa.
- Campus - Phd Transition Fellowships: Marcos Mariz (inEye)
- Innovation - Innovation by Ideas: Mahmoud Tavakoli (SwitHome)
- Accelerator - Catapult: João Silva (LifeTag)
15:40 Perguntas e Respostas
16:00 Coffee Break
16:15 Apresentação cruzada de cada organização presente.
16:45 Discussão “Como poderá evoluir o ecossistema EIT Health?”.
17:45 Apresentação de resultados e próximos passos.
18:20 Fecho



Data

11 de Dezembro de 2017

Partilhar