Instituto Pedro Nunes
MEDimprove da incubada serFarma certificado com Selo de Excelência pela Comissão Europeia
Aceleradora
Incentivos
Incubadora
Prémios

O projeto MEDimprove foi certificado pela Comissão Europeia com o Selo de Excelência, no âmbito da proposta submetida à Phase 2 do programa SME instrument do Horizonte 2020.

O Selo de Excelência é atribuído pela CE às propostas que ultrapassaram o exigente processo de avaliação por peritos internacionais independentes e que foram consideradas elegíveis para financiamento, que só não foi conseguido devido aos budgets restritos deste programa de incentivo à inovação.

O MEDimprove é um projeto da startup serFarma. Incubada no Instituto Pedro Nunes, a sua principal área de negócio é o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras na área do medicamento.

O software MEDimprove apoia os profissionais de saúde e os doentes no processo de automedicação responsável, ou seja, na "utilização de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) de forma responsável, sempre que se destinem ao alívio e tratamento de queixas de saúde passageiras e sem gravidade, com a assistência ou aconselhamento opcional de um profissional de saúde".

A automedicação é considerada um dos autocuidados mais importantes na manutenção e promoção da saúde, permitindo poupar tempo e dinheiro ao doente e aos sistemas de saúde. O MEDimprove inclui um algoritmo próprio e exclusivo que, de acordo com as características do doente, apoia a avaliação da gravidade, informa sobre medidas de suporte para alívio e prevenção e apoia ainda a escolha do medicamento mais adequado, melhorando a saúde e reduzindo o risco.

Em Portugal, o MEDimprove está disponível para profissionais de saúde e também para a população, através da plataforma web MedicamentoCerto.pt que está on-line desde Abril passado e conta já com mais de 8 mil utilizadores. O próximo passo será a internacionalização do conceito noutros países da Europa e América Latina, onde já estão a ser identificados potenciais parceiros.

Link para vídeo MedicamentoCerto.pt - https://youtu.be/yFtaP1y1sAY

5 de Dezembro de 2017