IPN - Instituto Pedro Nunes - CCDRC revela ideias finalistas de boas práticas e envelhecimento activo

CCDRC revela ideias finalistas de boas práticas e envelhecimento activo
Prémios

Os nove projectos finalistas do concurso “Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na região Centro”, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foram já anunciados e os vencedores serão revelados no final deste mês.

O concurso, que conta com a colaboração do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar eUniversitário de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra), tinha como principal objectivo “aumentar a divulgação e o reconhecimento de projectos e iniciativas que promovam o envelhecimento activo e saudável na região Centro”, explica a CCDRC.

As boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+
• “Envelhecimento activo saudável e participativo: Efeitos de diferentes programas de exercício físico nos parâmetros imunitários e hormonais de idosos fragilizados”, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra;
• “FallSensing: Technological solution for fall risk screening and falls prevention”, da Sensing Future Technologies, Fraunhofer Portugal AICOS e ESTeSC Coimbra Health School (Instituto Politécnico de Coimbra);
• “NoMicro Technologies”, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Centro de Neurociências e Biologia Celular.

Categoria Saúde+
• “Cuidados especializados para demência”, da União das Misericórdias Portuguesas – Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (Fátima);
• “Estimulação Cognitiva: Prevenção da Fragilidade em Idosos”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra;
• “Programa de Actividade Física Movimento Maior”, do Município de Ílhavo.

Categoria Vida+
• “Fundão tecido de afectos”, do Agrupamento de Escolas do Fundão;
• “IDADE XXL”, da CEDIARA – Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas (Albergaria-a- Velha);
• “Novas Primaveras”, da SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos (Leiria)

A concurso foram admitidos 128 candidaturas que, segundo a CCDRC, “traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 16 da categoria ‘Conhecimento+’, 38 da categoria ‘Saúde+’ e 74 da categoria ‘Vida+’.

As candidaturas foram promovidas por 118 entidades, nas quais se destacam as autarquias (34), as misericórdias (12), centros sociais, agrupamentos de escolas, universidades e institutos politécnicos e diversas associações.

As instituições candidatas estão localizadas em 49 dos 100 municípios da região Centro. Por sub-região, destacam-se a região de Coimbra (52 candidaturas); região de Aveiro (26 candidaturas); Beiras e Serra da Estrela (16 candidaturas) e região de Leiria (15 candidaturas).

Os municípios com mais candidaturas apresentadas são: Coimbra (27); Leiria (sete); Pombal (sete); Albergaria-a- Velha (cinco); Aveiro (cinco) e Góis (cinco).

Os projetos vencedores serão revelados no 5.º Congresso Anual do Consórcio Ageing@Coimbra, que se realiza a 28 de Novembro de 2017, em Coimbra.

16 de Novembro de 2017