Instituto Pedro Nunes
IPN     IPN Incubadora
IPN ajuda novas ideias para negócios no meio rural
Geral
Incentivos
Incubadora
Notas de Imprensa
 
Já arrancou a segunda edição do Concurso de Ideias de Negócio “Smart Rural Contest”, promovido pela Incubadora do Instituto Pedro Nunes, no âmbito do projeto “Smart Rural, Smart HIESE”, que tem como objetivo promover e apoiar o aparecimento de ideias de negócio destinadas à criação de novos projetos empresariais a sediar na Incubadora HIESE, em Penela.

Até ao dia 2 de fevereiro de 2018, os interessados podem concorrer com ideias de negócio que promovam e valorizem o espaço rural em áreas como a agroindústria, floresta, energias limpas e turismo. A concurso estão 10 mil euros em prémios não pecuniários, a distribuir pelos vencedores, e a incubação - virtual ou física - no HIESE por um período até 12 meses. As candidaturas podem ser feitas em www.smartrural.pt.



O Smart Rural, Smart HIESE é um projeto de empreendedorismo e inovação rural apoiado pelo CENTRO 2020 (CENTRO-02-0651-FEDER-000030) que visa tornar a incubadora HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos) num espaço preferencial para a criação de ideias inovadoras e de iniciativas empresariais em meio rural.

É liderado pelo Instituto Pedro Nunes, tendo como entidades parceiras na execução, o Município de Penela, a associação IEBA e a consultora Previum.



A primeira edição do “Smart Rural Contest” premiou três ideias de negócio, tendo sido o grande vencedor o “Ecoxperience”, um projeto de valorização ambiental que oferece a famílias e empresas a possibilidade de transformar óleo alimentar usado, em sabão líquido dermatologicamente testado e totalmente biodegradável.

Na entrega de prémios do primeiro concurso, Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, referiu-se à incubadora HIESE como um excelente exemplo de aplicação de fundos comunitários e aconselhou as outras autarquias a terem Penela como referência, sublinhando que cuidar e valorizar a economia rural é o caminho a seguir para ter um país mais desenvolvido.

Data

27 de Outubro de 2017