IPN - Instituto Pedro Nunes - Laboratórios do Instituto Pedro Nunes recebem acreditação

Laboratórios do Instituto Pedro Nunes recebem acreditação
Prémios
Transf. Tecnologia e PI

Dois laboratórios de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) do Instituto Pedro Nunes foram acreditados pelo Instituto Português de Acreditação. Os certificados de acreditação L0702 e L0703concedidos ao Laboratório de Geotecnia (LABGEO) e ao Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) são um reconhecimento de exigência e rigor técnico que implica um sistema de qualidade dinâmico e de melhoria contínua em conformidade com o exigido pela NP EN ISO/IEC 17025:2005, permitindo reforçar a confiança dos clientes na execução das suas atividades técnicas.

Ao Laboratório de Geotecnia (LABGEO), que desenvolve investigação e serviços especializados nas áreas de Geotecnia, Recursos e Ambiente, direcionados para a inovação e resolução de problemas societais, foi concedida acreditação para a realização de ensaios na área dos solos.

O Laboratório de Ensaios, Desgaste e Materiais (LED&MAT) recebeu acreditação para a realização de ensaios nos sectores de materiais de engenharia, maquinaria, estruturas e produtos; metais e ligas metálicas e plásticos, borrachas e derivados. O LED&MAT desenvolve atividades de I&DT e transferência tecnológica para empresas na área de materiais e processos de fabrico, nos domínios da modificação de superfícies, eficiência energética, fabricação por tecnologias inovadoras, realizando também uma multiplicidade de ensaios de caracterização de propriedades físicas, químicas, mecânicas e tribológicas em diferentes tipos de materiais.

Criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição privada sem fins lucrativos que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.

18 de Outubro de 2017