IPN - Instituto Pedro Nunes - A gestão da propriedade intelectual nas relações Ciência-Empresa

A gestão da propriedade intelectual nas relações Ciência-Empresa
Transf. Tecnologia e PI

No âmbito das atividades do Projeto Europeu H2020 VIP4SME, o Instituto Pedro Nunes vai realizar no próximo dia 23 de Outubro de 2017 um Workshop subordinado ao tema “A gestão da propriedade intelectual nas relações Ciência-Empresa”.

O propósito deste evento é a discussão prática de alguns temas recorrentemente existentes no interface Ciência-Empresa, tais como:

- Os contratos de consórcio, constituindo a base de projetos colaborativos de I&D;
- A tutela da informação em geral, tendo em conta os acordos de confidencialidade e
- As novas disposições Comunitárias que visam proteger segredos industriais e comerciais.

O Programa do Workshop (que decorrerá no Auditório do Edifício A do IPN) é o seguinte:

14.15-14.30: Abertura; o Projeto VIP4SME, nota introdutória (José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

14.30-15.30: Os contratos de consórcio nos projetos de I&DT em co-promoção: a gestão da propriedade intelectual (Vasco Dias, INESC Porto)

15.30-15.45: Questões

15.45-16.00: Coffee Break

16.00-16.30: A tutela dos segredos industriais e comerciais à luz das novas disposições Comunitárias (José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

16.30-17.00: Os acordos de confidencialidade e a gestão da informação no contexto da I&D (José Ricardo Aguilar, IPN VCI)

17.00-17.30: Questões e encerramento

O público-alvo deste evento é constituído por todos aqueles que se encontram envolvidos em projetos colaborativos entre os dois referidos pólos (Ciência e Empresa) e que são chamados à negociação deste tipo de parcerias: gestores de transferência de tecnologia em instituições de I&D e Universidades, juristas, Advogados e gestores de empresas com envolvimento em atividades tecnológicas.

A participação é gratuita, mas dependente de inscrição prévia e obrigatória através do email vci@ipn.pt, até ao dia 19 de Outubro.

O Projeto VIP4SME é financiado pelo Programa-Quadro Comunitário Horizonte 2020 para a investigação e inovação, através do contrato de concessão de incentivos nº 641012.
As opiniões expressas no presente evento são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores, não refletindo necessariamente as posições oficiais da Comissão Europeia.

23 de Outubro de 2017

IPN - Auditório do Edifício A