IPN - Instituto Pedro Nunes - Tecnologias inovadoras de apoio a idosos apresentadas em Coimbra

Tecnologias inovadoras de apoio a idosos apresentadas em Coimbra
Incentivos
Transf. Tecnologia e PI

O Active and Assisted Living Forum 2017 (AAL Forum) é um dos maiores eventos europeus no âmbito do envelhecimento ativo e saudável aliado à utilização de novas tecnologias e sistemas inteligentes. Realiza-se em Coimbra (no Convento de São Francisco), de 2 a 4 de outubro. A edição deste ano é organizada pelo Instituto Pedro Nunes com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Município de Coimbra, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e Universidade de Coimbra.

Com o tema Bridging the gaps between technology and active ageing. What can YOU do?, o encontro vai dar a conhecer os últimos avanços na área das Tecnologias da Informação e Comunicação que podem contribuir para a redução da distância entre a tecnologia e a população idosa, com ênfase na promoção da independência e vida social dos mais velhos e na optimização dos gastos em saúde e apoio social.

O AAL Forum, que vai contar com 750 participantes, 30 stands na zona demonstradora, 24 workshops interativos, sessões plenárias e alguns eventos sociais, é direcionado para profissionais envolvidos no setor de tecnologia com interesse no envelhecimento, prestadores de cuidados sociais e de saúde, investidores e decisores internacionais e nacionais no domínio da saúde, apoio social, tecnologia e inovação.

Este evento promove uma oportunidade única de networking no seio desta comunidade, fomentando o interesse entre os vários setores do AAL e o debate sobre vários tópicos relacionados, com destaque para os últimos avanços nesta área. As inscrições podem ser feitas aqui.

Idosos podem testar e avaliar tecnologias apresentadas no AAL Forum

Em conjunto com o Ageing@Coimbra, Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, o AAL Forum vai promover o envolvimento dos utilizadores finais (idosos) na comunidade que desenvolve produtos e serviços para este mercado. Numa iniciativa inédita para a edição deste ano, está a ser organizado o "Stand Award" - distinção qualitativa outorgada pelo Ageing@Coimbra - para o stand com melhor avaliação feita pelos idosos que visitam o evento.

2 de Outubro de 2017