IPN - Instituto Pedro Nunes - Docentes e investigadores de Macau em programa de formação avançada

Docentes e investigadores de Macau em programa de formação avançada
Transf. Tecnologia e PI

Docentes e investigadores de Macau passaram pelo IPN numa visita que contou com a apresentação de diversas valências do instituto.

A comitiva, composta por cerca de 20 elementos, da Universidade de Macau, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, do Instituto Politécnico de Macau, da Universidade da Cidade de Macau e da Universidade de São José, esteve na cidade de Coimbra para realizar um programa de formação avançada organizado pela Universidade de Coimbra.

Sendo Direito uma das áreas de incidência destes docentes e investigadores, a manhã passada no IPN contou com uma sessão intitulada “Questões de Propriedade Intelectual”, a importância da propriedade intelectual em startups, proteção de marcas, patentes ou licenciamento e a transferência de tecnologia foram os temas abordados nesta palestra.

Na visita ao Laboratório de Informática e Sistemas foram apresentados projetos de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias da informação e comunicação em consórcio nacional e internacional.

A vertente de incubação de empresas também foi alvo de visita, com especial foco na incubada iClio. A startup apresentou a plataforma Just in Time Tourist (JiTT.travel), um audio guia inteligente, offline, que gera o melhor percurso de visita, para o tempo que o utilizador tem disponível e a partir do local onde este se encontra.
O mercado asiático é uma das grandes apostas da aplicação JiTT.travel, aproveitando o potencial turístico desta zona a aplicação aposta em guias de cidades chinesas.

24 de Julho de 2017