IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN acolhe EIT Health Innovation Open House

IPN acolhe EIT Health Innovation Open House
Incentivos
Transf. Tecnologia e PI

Decorreu no passado dia 29 de junho, no Instituto Pedro Nunes (TecBis), o EITHealth Innovation Open House. Este evento destinou-se a pessoas interessadas nas áreas de Medtech, Biotech e Digital Health, que quisessem informações adicionais acerca de financiamento e formação disponíveis para inovação nessas áreas, permitindo o network com alumni dos programas EIT Health e decisores europeus.

Contaram-se intervenções de representantes europeus (mentores e alumnis) de vários programas geridos pelo EIT Health: Health Venture Lab, Launchlab, Starship, GoGlobal e eLab. Esta iniciativa foi organizada em conjunto pelo EIT Health, Instituto Pedro Nunes e Universidade de Coimbra.

O programa EIT Health – suportado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) – é uma das mais abrangentes e importantes iniciativas mundiais na área dos cuidados de saúde. Tem como objetivo, a promoção de um estilo de vida mais saudável associado ao bem-estar de todos os europeus.
Este programa possui um orçamento de 2 mil milhões de euros para investir nos melhores talentos empresariais e mentes criativas da Europa, fomentando o desenvolvimento e a comercialização de produtos e soluções inteligentes no sector de saúde e abordando os desafios impostos pelas alterações demográficas e o envelhecimento das populações. Entre os seus associados estão as mais importantes empresas farmacêuticas e da área dos cuidados de saúde, as mais destacadas universidades das ciências da vida e conceituadas instituições de investigação europeias.

A estrutura regional do consórcio EIT Health estende-se por toda Europa. Com sede em Munique (Alemanha), o EIT Health estabeleceu seis centros: em Londres (Reino Unido/Irlanda), Estocolma (Escandinávia), Barcelona (Espanha), Paris (França), Mannheim e Heidelberg (Alemanha/Suíça) e Rotterdão (Bélgica/Holanda). Todos estes centros são definidos de acordo com os indicadores do EU Innovation Scorecard, classificados como high innovation performers.

Os pólos InnoStars são clusters regionais, parceiros associados do programa EIT Health, que representam a indústria, a academia e os provedores de saúde. Estes pólos buscam promover a diversidade e envolver as regiões menos desenvolvidas. São Regiões InnoStars a Croácia, Hungria, Polónia, Portugal, Eslovénia e País de Gales.
Em Portugal, o cluster InnoStars é constituído pela BIAL, Câmara Municipal de Lisboa, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hovione, Instituto Pedro Nunes, PT Cloud, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa.

7 de Julho de 2017