IPN - Instituto Pedro Nunes - UNDERSEE destacada pela inovação nos Prémios Excellens Mare

UNDERSEE destacada pela inovação nos Prémios Excellens Mare
Incentivos
Prémios

Os Prémios Excellens Mare, organizados pela PwC Portugal, pretendem reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades que contribuam para o desenvolvimento económico e sustentável das atividades do Mar.

Este ano os prémios apresentaram a novidade dos Diplomas Revelação Azul, que destacam projetos de inovação (Diploma Revelação Azul Inovação) e empreendedorismo (Diploma Revelação Azul Empreendedorismo) com potencial de desenvolvimento futuro das atividades do mar, criando assim uma ponte ente projetos consagrados, com histórico de resultados, e projetos emergentes com potencial de futuro.

Foi neste contexto que a startup UNDERSEE, incubada no ESA BIC Portugal, o centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal, liderado pelo Instituto Pedro Nunes, recebeu o Diploma Revelação Azul Inovação 2017.

Fonte: www.jornaldaeconomiadomar.com

O projeto distinguido, Multi-Sensor Fusion System, visa prestar serviços de monitorização e inspeção subaquática, com utilização de imagens de satélite multiespectrais e sensores locais. Uma das aplicações em destaque da tecnologia é a monitorização da qualidade da água na envolvente de emissários submarinos ou na aquacultura offshore. O know-how específico para recolher informação via satélite em qualquer localização, através de imagens multiespectrais, a fusão de informação de satélite com informação local, a capacidade de construção de modelos hidrodinâmicos de previsão de risco e a tentativa de reduzir o custo de produção de veículos submarinos de recolha de dados, atribuem características inovadoras com potencial para o desenvolvimento futuro das atividades do mar.

A Gala de Entrega dos Prémios Excellens Mare 2017 decorre no próximo dia 22 de abril, pelas 15h, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

30 de Março de 2017