IPN     IPN Incubadora
RYME+ no apoio à internacionalização das PME
Aceleradora
Geral
Incentivos
Incubadora
 
O RYME+ (Rede Transnacional de Apoio à Internacionalização de PME: Ferramentas Inovadoras de Matching e Mentoring), um projeto liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), que apoia o desenvolvimento de startups e PME do espaço sudoeste europeu (SUDOE) ao contribuir para uma maior competitividade internacional, foi apresentado durante a sessão de lançamento oficial, no auditório da Aceleradora de Empresas do IPN, no passado dia 16 de janeiro.


Durante a sessão foram dadas a conhecer as condições de candidatura ao RYME+ e informações sobre os apoios à internacionalização.

Algumas das condições para a candidatura a este projeto são, por exemplo, a dimensão da empresa (PME) e o setor de atividade (saúde e bem-estar; energia, materiais e sustentabilidade industrial; cidades inteligentes, TIC e indústrias criativas).

Com o RYME+, as empresas selecionadas, terão acesso a networking internacional, mentoring, preparação comercial, formação em mercados externos, interação com outras empresas inovadoras através da organização de speed meetings e a ainda a oportunidade de participar em missões comerciais e de benchmarking.




A sessão contou também com intervenções de responsáveis da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), João Cunha Ferreira, e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Conceição Carvalho, que apresentaram outros apoios à internacionalização.



O RYME+ visa capitalizar os resultados do seu antecessor (projeto RYME), que decorreu entre 2012 e 2014, também ele liderado pelo IPN, no âmbito do Interreg IV-B SUDOE, no qual se desenvolveu e testou uma metodologia para a internacionalização de PME do espaço Sudoe em cooperação com parceiros do Brasil e EUA. Carlos João Diogo, da empresa OPENLIMITS, que participou na 1ª edição do RYME, relatou a sua experiência durante a sessão.


O RYME +, tem por objetivo, de acordo com Rui Miranda, coordenador do projeto, “apoiar a internacionalização das PME inovadoras desde a fase de planeamento até à entrada nos mercados de destino”. O que distingue o RYME + “é proporcionar ativamente acesso a uma rede de parceiros locais que são entidades de referência nas suas regiões e áreas de atuação. E, deste modo, ultrapassar uma das maiores dificuldades verificadas nos processos de internacionalização destas PME: a identificação de parceiros locais adequados e credíveis.”

O projeto pretende ter 200 empresas registadas na plataforma online e apoiar a internacionalização 100 empresas tecnológicas, durante os próximos 3 anos, para mercados como Espanha, França, Brasil e EUA (Chicago, Illinois), EUA (Austin,Texas), Uruguai e Israel.
A procura de parceiros comerciais vai ser complementada com 5 missões empresariais para os destino: Brasil, EUA (Chicago e Austin), Uruguai e Israel.

As candidaturas estão abertas até às 18h do dia 17 de março e os resultados são anunciados em abril de 2017.


O projeto RYME+ é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe), coordenado por nove parceiros do espaço SUDOE (Espanha, França e Portugal)  e mantém colaboração com outros parceiros desses países e ainda Brasil, Estados Unidos da América, Israel e Uruguai.






Data

24 de Janeiro de 2017